04/08/2018 às 16h00min - Atualizada em 04/08/2018 às 16h00min

Troca de óleo de cozinha usado arrecada mais de mil litros no Polo da Vila Barreto

Essa iniciativa é fruto da parceria entre Prefeitura de Mairinque, Instituto AUÁ, Preserva Recicla, Saneaqua, Óleo Liza e Etec de Mairinque

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

A Campanha “Lugar de Óleo é na Escola” do Programa Meio Ambiente nas Escolas realizou na terça-feira (31) a arrecadação de óleo de cozinha usado, na Escola Municipal de Arte e Cultura – EMAC Polo Vila Barreto.

A ação consistia na troca de 2 litros de óleo de cozinha usado por uma garrafa Liza Soja 900ml nova. Durante a atividade, foram arrecadados 1400 litros de óleo, além da doação e plantio de mudas para os moradores locais, realizado pelo Departamento de Meio Ambiente.

Essa iniciativa é fruto da parceria entre Prefeitura de Mairinque, Instituto AUÁ, Preserva Recicla, Saneaqua, Óleo Liza e Etec de Mairinque.

De acordo com a Diretora de Meio Ambiente, Ely Yasuda, o propósito desta arrecadação é envolver a população de Mairinque na coleta e reaproveitamento deste produto, orientando as pessoas a procurarem as escolas do seu bairro para realizar o descarte do produto durante todo o ano, a fim de ajudar na preservação do meio ambiente.

“Todo este trabalho compõe o projeto para conscientizar a população sobre a coleta do óleo usado nas escolas municipais. Isso ajuda as Associações de Pais e Mestres - APMs, já que parte do valor gerado pela coleta do produto é destinado a essas instituições e auxilia na preservação do meio ambiente, evitando a contaminação dos recursos hídricos pelo descarte inadequado nas redes de esgoto”.

José Ferreira de Campo, de 83 anos, é morador da Vila Barreto e esteve no local para doar cerca de 10 litros de óleo usado. “Seu José”, como é conhecido no bairro, comenta que ficou sabendo da campanha de troca pelos vizinhos e estava guardando para depositar no posto de coleta na escola do bairro.

“Eu já estava ajudando na escola onde meus netos estudam, mas minha filha e alguns vizinhos comentaram sobre a troca no Polo da Barreto. Isso foi muito bom, pois sempre tenho óleo parado e, em vez de jogar na pia, consigo dar um outro destino a ele. Quanto mais se reciclar, mais o planeta agradecerá”, comenta.

A Campanha “Lugar de Óleo é na Escola” continua em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino e a meta estipulada é de que até dezembro sejam recolhidos 1.400 litros de óleo por mês nas instituições de ensino da cidade.

Para mais informações sobre a Campanha: (11) 4718-8640 – Departamento de Meio Ambiente.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.