04/07/2018 às 15h56min - Atualizada em 04/07/2018 às 15h56min

Dicas de empreendedorismo gastronômico

Gostar de cozinha não é suficiente para abrir seu próprio negócio gastronômico, para empreender é preciso pensar no negócio como um todo e planejar para que cada área seja desenvolvida harmonicamente. Para a docente, consultora e gastrônoma Adriana Almeida, empreender no mercado gastronômico exige atenção desde a compra de matéria-prima até a higienização do espaço, bem como saber precificar sua mercadoria. "Vejo hoje o crescimento do mercado de entregas de marmitas fit, por exemplo, é comum a empreendedora pensar apenas no cardápio e esquecer de tudo o que envolve essa área".

Entre os principais pontos deixados para trás é possível elencar a matéria-prima, a escolha, a armazenagem, a precificação, a embalagem, a descrição exigida pelo órgão de controle, definição de público-alvo, a divulgação e a entrada no mercado. Essas questões são algumas que precisam ser respondidas antes de investir no mercado" comenta a docente.

Adriana elencou dicas para quem quer dar os primeiros passos para o empreendedorismo gastronômico:

- Crie uma planilha com cada serviço
- Saiba quais são seus fornecedores
- Equipamento necessário para a produção
- Avalie a melhor embalagem para cada refeição
- Avalie o ambiente de armazenagem dos alimentos
- Crie metodologias estratégicas para ser diferenciado
- Pense na estratégia de entrega
- Faça o calculo de qual é o custo/benefício de cada alimento
- Crie o cardápio

Transporte, gás, agua, luz, telefone, hora trabalhada, embalagens, etiquetas também devem ser levados em consideração na hora de precificar seu produto. A consultora alerta para o momento de criar o cardápio, para ela é imprescindível definir qual será o segmento gastronômico adotado, tendo em vista que muitos alimentos não podem ser preparados no mesmo ambiente.

Adriana Almeida. formada pela escola de gastronomia IGA- Tijuca - Rio de Janeiro, organiza cursos em território nacional para quem deseja ingressar nesse ramo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.