28/06/2018 às 18h06min - Atualizada em 28/06/2018 às 18h06min

Carreta da Mamografia chega em Ibiúna

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, chega a Ibiúna, nos dias 03 a 19 de julho. Por intermédio do deputado estadual Marcio Camargo, o veículo disponibilizará o exame de mamografia gratuito e sem necessidade de pedido médico às mulheres acima de 50 anos de idade.
 
As mulheres fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.
 
O veículo permanecerá no município, para atendimento geral, até o dia 19 julho, na Praça da Matriz, na rua Marechal Deodoro, centro. A carreta oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (distribuição de 50 senhas), e aos sábados, das 9h às 12h (distribuição de 25 senhas), exceto feriados.
 
“A minha iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia em todo o Estado. Para isso, já levei a carreta para doze municípios paulistas. Para este ano, além de Ibiúna, estão programadas Registro, Taubaté, Guaratinguetá, Juquiá, Jaboticabal, São Roque e Aparecida”, ressaltou o parlamentar.
 
“O deputado conhece bem Ibiúna e sabe que a área da saúde é uma das prioridades da nossa gestão, especialmente em relação à saúde da mulher. Vamos reduzir significativamente a fila de espera para mamografias no município com mais essa iniciativa. Ela vem somar aos mutirões que temos organizado para reduzir a fila de espera de exames importantes, como o de ultrassonografia realizado em maio, no qual foram atendidos mais de 700 pacientes”, destacou João Mello, prefeito de Ibiúna.
 
Nos dias 20 e 21 de julho serão reservados para mulheres que serão chamadas para fazer exames complementares.
 
As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
 
As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
 
“O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. O objetivo desse programa é ampliar e facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e tratamento para a doença, que possui grandes chances de cura se for descoberta e tratada precocemente”, finalizou o deputado Marcio Camargo.
 
SERVIÇO:
 
CARRETA DA MAMOGRAFIA
Dias: 03 a 19 de Julho
Local: Praça da Matriz, rua Marechal Deodoro, Centro
Horário: segunda à sexta, das 9h às 17h (distribuição de 50 senhas)
Sábado, das 9h às 12h (distribuição de 25 senhas)
Atenção:
Mulheres de 35 a 49 anos: devem estar munidas de pedido médico, cartão do SUS e RG
Acima de 50 anos, apenas RG e cartão do SUS  
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.