“Estamos no meio de um processo de aculturamento digital”, disse a palestrante Milena Carrera, coordenadora da CRM da Arezzo&Co, no evento ‘Inteligência Artificial – Cases e Startups’, que reuniu, hoje (19.06), experts do varejo e de tecnologia na Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Promovido pela Abiesv - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, o encontro apresentou cases, resultados mensuráveis e expectativas da aplicação da IA no dia a dia. Esta foi a 26ª edição do Backstage do Varejo, consolidado como um importante encontro de interação e discussões na área do varejo, cujo objetivo é a troca de experiências.
“Com a Inteligência Artificial dando suporte, a sofisticação do trabalho é bem maior, ainda mais quando a empresa tem uma base grande de clientes”, disse Milena Carrera, que contou sobre a campanha que a Arezzo&Co realizou no Dia das Mães, em parceria com a startup Ouvi, empresa brasileira-norueguesa de marketing e entretenimento mobile retail. “As startups dão um apoio fundamental ao trabalho, ajudam a dar mais velocidade e flexibilidade”, segundo Milena. Para a Campanha do Dia das Mães, segundo a coordenadora, se conseguiu mudar a plataforma de atendimento, descobrir sobre os estilos das mães das clientes e personalizar mais os atendimentos. Ao final, fotos de mãe e filhas estavam nas vitrines das lojas e anexadas nas embalagens dos presentes. “Com esta campanha conseguimos, em termos de conversão de crescimento, mais de dois dígitos, se comparado a uma campanha tradicional. E será possível usarmos os dados conquistados em próximas campanhas e interagir mais com as clientes”, conclui Milena.
“A tecnologia não substituirá totalmente o atendimento pessoal. O atendimento humano continua sendo requisitado pelos clientes”, afirma Charles Schweitzer, gerente de inovação da Leroy Merlin Brasil, que no evento falou sobre ‘O que é inovação e como fazer para implantar a cultura da inovação nas empresas’. Com quase toda uma carreira construída em Marketing e Inteligência de Mercado, Schweitzer estruturou o Framework de Inovação da Leroy Merlin, que hoje figura no Ranking da ATKearney, como 17ª empresa mais inovadora do Brasil. Atualmente, a empresa usa a chatbot para otimizar o atendimento. A assistente virtual LIA (sigla para Leroy Inteligência Artificial) tira dúvidas sobre endereços de lojas, sistema de troca, serviços e horários de funcionamento. Segundo Scweitzer, a Lia faz 500 atendimentos/dia, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. E a intenção é aumentar o leque de itens respondidos pela chatbot para que também possa falar sobre produtos das lojas, por exemplo. Para o executivo, a ideia é que a IA permeia todos os canais da empresa para atender a todas as expectativas do cliente. A Leroy Merlin trabalha com 51 startups e todos os seus 8 mil colaboradores participam do planejamento estratégico. “A empresa está aberta para ideias, a partir de 100 likes conquistados, o projeto já entra na relação para avaliação interna e seleção para uma futura implantação”. Schweitzer falou sobre o trabalho das startups: ‘há uma dificuldade em se encontrar startups de verdade, existe muita espuma neste mercado. E costumamos dizer que a cada três mil ideias, apenas uma irá prosperar”.
Outra palestrante, Alessandra Andrade, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP, vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP (biênio 2017-2019) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – Facesp, iniciou a sua palestra “Mind Set Empreendedor”, dizendo que o mundo está mudando mais rápido do que em qualquer outro momento da humanidade e deu sugestões de como as empresas podem se desenvolver neste ambiente atual, volátil, incerto, complexo e ambíguo. “Hoje é muito mais importante ter velocidade de decisão e reação, do que ter um excelente planejamento, porque os cenários mudam muito rápido e de formas inesperadas”, diz Alessandra. A coordenadora também falou sobre o papel das startups, que mostram novos conceitos e caminhos.
Participou, também, do encontro Manuel Guimarães, que trabalhou toda a sua vida com inteligência de máquina aplicada e processos de negócios, fundador da Propz Mídia (www.propz.com.br), empresa de tecnologia que aplica IA para alavancar vendas no varejo físico e trabalha com as grandes empresas do setor para incorporar inteligência analítica automatizada a seus processos de negócio. No evento, Guimarães falou sobre o programa de relacionamento, objetivo, prático e que gera resultados utilizando IA.
Outro integrante, Guilherme Masseroni, CEO e fundador da James Tip, empresa que utiliza a Inteligência Artificial para dimensionar os estoques dos varejistas e evitar rupturas e excessos. Masseroni falou sobre ‘Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada no dia a dia com resultados mensuráveis’. O executivo julga que o maior problema do varejo está no estoque e “hoje o cliente do James Tip alcança mais de 30% na redução de seus estoques e algo superior a 10% em rupturas”.
Também como parte do evento, Janaina Camargo, cofundadora da COO da Ouvi, cujo objetivo é permitir que as empresas de mídia executem suas estratégias móveis para aumentar suas vendas, monetizar seu conteúdo e aprimorar o relacionamento com os clientes. No evento, Janaina falou sobre ‘Mobile vouchers para novos canais’. Contou como o varejista está usando os mobile vouchers para aumentar o fluxo nas lojas e rastrear a jornada do cliente e como os mobile vouchers ajudam novos canais a manter audiência e usuários ativos. “Nós somos focados no varejo de cupons e vouchers, no comportamento da venda, antes da venda. E se levando em consideração que 15% da população mundial usará voucher no ano que vem, este é um mercado bem promissor”, conclui.
Também participou do evento, como mediador de um dos debates, Helio Biagi, sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria, e presidente do conselho da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC. Biagi também é o fundador da OasisLab (oasislab.com.br), espaço de inovação especializado em varejo. No encontro, Biagi lançou temas para discussão na mesa-redonda. Segundo o empreendedor, as startups dão mais flexibilidade, qualidade e barateiam os trabalhos a serem desenvolvidos pelas empresas.
O mestre de cerimônias do evento foi Igor Paparoto, CEO da PM Varejo, que falou sobre a Abiesv, seus objetivos e o quanto oferece aos varejistas oportunidades de negócios. E sobre o Backstage do Varejo, que sempre traz temas que estão causando impacto no mundo dos varejistas.
No meio do evento, Paparoto deu dois minutos para que a platéia trocasse cartões.