15/06/2018 às 15h00min - Atualizada em 15/06/2018 às 15h00min

Prefeitura de Cotia lança o inédito ‘Projeto Emagrecer Certo’

Um grupo de pacientes com sobrepeso e obesidade será acompanhado por equipe multidisciplinar da Policlínica

Estar no peso ideal vai além de estética. É saúde, qualidade de vida, bem-estar. E para ajudar pessoas com excesso de peso a conquistarem a saúde ideal, a Prefeitura de Cotia lançou o inédito Projeto Emagrecer Certo, nesta quinta-feira (14/06), na Policlínica do Portão. Um grupo de pacientes com sobrepeso, obesidade graus I, II e III, encaminhados por médicos da Policlínica, formaram um grupo terapêutico com vistas à perda de peso e promoção da saúde e autoestima.

O projeto vai atender até 50 pacientes nesta primeira edição, e tem previsão de durar pelo menos seis meses. “Nesse período, teremos encontros semanais com palestras, aferição de pressão arterial, glicemia, pesagem, circunferência abdominal e Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações e promoção à saúde”, disse Soraya Fernandes Moraes, enfermeira que coordena o projeto.

Entre os profissionais que acompanharão os pacientes estão enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionista, endocrinologista, educador físico, além de psicólogo e terapeuta. A Secretaria de Saúde de Cotia tem ainda parceria com a Faculdade Mario Schenberg que garante a participação de fisioterapeutas na equipe multidisciplinar.

“Fui convidada pela Soraya para participar deste projeto e fiquei muito feliz, pois é uma iniciativa pioneira em nossa rede de saúde que vai ajuda-los a conquistar o peso ideal, a autoestima e a serem felizes com muita saúde”, disse Ângela Maluf, secretária adjunta de Saúde.

Entre os pacientes que confirmaram participação no Emagrecer Certo está Lucivani Cordeiro de Souza, de 49 anos. Ela mora no Recanto dos Victors, faz acompanhamento com endocrinologista da Policlínica e está com 103Kg, distribuídos em 1,72m de altura. O peso bem acima do ideal causa bastante desconforto. “Sinto muitas dores nas pernas, cansaço e a minha autoestima está lá embaixo”, comentou. “Estou muito confiante de que vou conseguir perder pelo menos 40kg. Vou me disciplinar para conseguir tirar o melhor proveito de todo este trabalho”, completou Lucivani.


Como funciona o Projeto Emagrecer Certo

Um grupo de pacientes encaminhados por médicos da Policlínica se encontrará, toda quinta-feira, com uma equipe multidisciplinar para acompanhamento do peso, IMC, pressão arterial e glicemia. Na sequência, acompanharão palestras com nutricionistas, psicólogos, terapeutas e outros profissionais. O projeto também prevê a realização de um programa de atividade física preparado por um educador físico.

No momento da inscrição, os participantes assinaram um termo de compromisso que exige, entre outros, assiduidade aos encontros. Faltas injustificadas, por exemplo, levam à perda da vaga no grupo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.