07/06/2018 às 15h15min - Atualizada em 07/06/2018 às 15h15min

Museu da Energia de Itu recebe ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira no domingo (10/6)

Grupo de 20 músicos apresentará repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja; entrada é gratuita

Neste domingo, 10 de junho, às 10 horas, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A apresentação é gratuita e o público poderá conferir um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja. Desde abril, o museu passou a abrigar o ensaio do grupo, composto por 20 músicos, uma vez ao mês. As apresentações acontecerão no espaço até o final de 2018.

Criada em 2011, a Orquestra Ituana de Viola Caipira possui uma composição inusitada – é divida em naipes de afinações, com as violas em cebolão em mi maior, cebolão em ré maior, rio abaixo em sol maior e rio acima em dó maior. A harmonização de afinações distintas confere ao grupo uma sonoridade rica se comparada às orquestras de afinação única. Sob a orientação da musicista Célia Maria Trettel da Costa e do violeiro Adilson Tadeu Rodrigues da Silveira (Dill), o grupo conta com o apoio da Prefeitura de Itu.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.