29/05/2018 às 10h25min - Atualizada em 29/05/2018 às 10h25min

Iluminação ideal para cada ambiente

Arquiteta Patrícia Tozzi fala sobre como o que difere uma casa ou apartamento de um verdadeiro lar é a personalidade

   O que difere uma casa ou apartamento de um verdadeiro lar é a personalidade, o conforto e os momentos que compartilhamos nesse espaço junto a pessoas queridas. E já que realizamos atividades distintas em cada ambiente do imóvel, isso precisa ser considerado na hora de definir a iluminação ideal.  
 
 
ILUMINAÇÃO PARA DORMITORIO
   Sempre que possível esse cômodo deve ter a incidência do sol da manhã. É algo que vai colaborar para seu relógio biológico, favorecendo um despertar natural e energizado.
Mas quanto à iluminação artificial, mais demandada no período noturno, deve ser leve e agradável. Você pode usar luminárias ou o teto como rebatedor. Por exemplo, com um acabamento em gesso.
Além de uma fonte central, de cima para baixo, aposte em luminárias divertidas ou abajur junto à cabeceira da cama se gosta de ler antes de dormir ou quiser se levantar no meio da noite, quando seus olhos não estão confortáveis com o excesso de claridade.
 
ILUMINAÇÃO PARA SALA
  Chegamos ao local da casa onde conforto, estilo e personalidade ficam mais evidentes. Seja para aproveitar momentos de descanso ou receber os amigos, a iluminação ideal na sua sala deve ser aconchegante.
Aproveite a liberdade para ser criativo, combinando diferentes fontes de luz indireta, usando anteparos, lustre, abajures, etc.
 
ILUMINAÇÃO PARA COZINHA
 
 Valorize a iluminação e ventilação natural o máximo que puder. Somente depois de aproveitar a iluminação natural é que entrarão em cena os recursos artificiais, como lâmpadas fluorescentes, LED, luminárias e até abajures.
 
  ILUMINAÇÃO PARA BANHEIRO
 
   Planejar adequadamente a iluminação do banheiro pode garantir um toque de personalidade. Pode não parecer, só que mesmo sendo um ambiente menor, há inúmeras variáveis a considerar na iluminação ideal.
 
   A bancada do espelho também merece grande atenção. Costuma ser onde o homem faz a barba ou a mulher se maquia. E também onde ambos dão os retoques finais no cabelo antes de sair. Por isso, além da iluminação central, que pode ser LED ou fluorescente, use lâmpadas variadas, com diferentes intensidades para destacar detalhes importantes. Na bancada, opte por lâmpadas de pelo menos 4000 K e alto IRC.
 
REFERENCIAS
 
https://www.leroymerlin.com.br/dicas/aprenda-a-escolher-a-iluminacao-correta-para-cada-ambiente
 
https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/3986537/qual-e-a-iluminacao-correta-para-cada-ambiente-de-casa
 
http://pruzak.com/iluminacao-sala-de-estar-fotos/
 
http://construcaoedecoracaodecozinhas.com/iluminacao-de-cozinha/
 
http://tucuws.com/quarto-de-casal-retangular-grande/
 
 

?

Arquiteta Patrícia Tozzi

Arquiteta

(11) 96641-2776

Rua Marino Camurça,54 - Centro

www.tozzicruz.com.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.