22/05/2018 às 15h03min - Atualizada em 22/05/2018 às 15h03min

Bancos lançam plataforma para indenizar poupadores por danos sofridos durante planos econômicos

Portal será utilizado para pagamento de perdas ocasionadas pelos planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor (1990) e Collor II (1991)

- Foto: Reprodução / Foto
- Foto: Reprodução / Foto

Começa a funcionar nesta terça-feira (22) a plataforma eletrônica que visa ressarcir os brasileiros que tiveram perdas econômicas sofridas durante os planos Bresser, Verão e Collor II, colocados em prática entre os anos de 1987 e 1991. Para evitar fraudes, os dados de cada poupador terão que ser cadastrados pelo seu advogado, sendo que cada instituição financeira poderá conferir os dados do solicitante e validar ou negar a requisição da indenização. Em caso de negativa, o poupador poderá requerer nova análise no sistema.

A estimativa é de que cerca de 2,5 milhões de pessoas tenham direito a receber indenizações, de forma parcelada de acordo com o valor a ser recebido.  As indenizações até R$ 5 mil serão pagas em até 15 dias após a sua validação da adesão ao sistema, em parcela única sem desconto.

Já as indenizações de valores entre 5.000 e 10 mil reais serão pagas em três parcelas: uma, à vista e duas semestrais, sendo aplicado 8% de desconto no valor total, enquanto que pagamentos entre 10 mil e 20 mil reais, ocorrerão em quatro parcelas: uma à vista, e quatro semestrais, sendo aplicado um desconto de 14%.

Já nas indenizações de valores superem os 20 mil reais, o pagamento ocorrerá numa parcela à vista e outras quatro semestrais, sendo aplicado um desconto de 19%. A plataforma ficará em funcionamento pelos próximos dois anos, período no qual acreditasse que todos os acordos estejam quitados em um prazo de até três anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.