11/05/2018 às 17h27min - Atualizada em 11/05/2018 às 17h27min

SEO: o que falta para atingir as primeiras posições?

Um dos principais objetivos de qualquer e-commerce, site ou blog que produz conteúdo deve ser aparecer nas primeiras posições dos buscadores. Figurar no topo dos resultados do Google gera maior tráfego e relevância para um site. Para alcançar este objetivo é necessário possuir um site bem construído, mas é imprescindível que suas landing pages estejam bem otimizadas para SEO.

SEO é a estratégia mais importante a ser aplicada para a empresa que almeja estar nas primeiras posições do Google, que é o buscador mais popular hoje. Um dos pontos cruciais para ter sucesso na estratégia de SEO é oferecer ao usuário a melhor experiência de navegação com conteúdo relevante e otimizado – utilizando as palavras-chave corretas, que esclareçam dúvidas e encaminhe seu cliente para a próxima etapa do funil de vendas.

A estratégia de SEO envolve muitos aspectos e detalhes mais técnicos em relação ao conteúdo. É por isso que produzimos este post. Nosso objetivo é fazer um verdadeiro checklist para que você possa aplicar todas as técnicas nos seus conteúdos de acordo com seus objetivos em SEO.

Fique com a gente!

Palavra-chave no conteúdo

O primeiro passo é definir uma palavra-chave que será o foco do seu conteúdo. É fundamental que esta keyword seja bem definida e  que ajude na conversão. O conteúdo produzido também deve possuir a palavra-chave eleita. Porém, cuidado com os excessos e nada de repeti-las inúmeras vezes.

No caso de keywords longas, não é necessário que o termo exato apareça no texto. O robô do Google consegue interpretar o contexto geral do conteúdo. Mas, lembre-se que o conteúdo deve ser pensado sempre para o usuário.

Utilize palavras do mesmo universo

Para evitar o uso excessivo de palavras-chave exatas é necessário que o conteúdo tenha qualidade. Técnicas de redação serão úteis, como, pode exemplo, utilizar sinônimos e variações da palavra-chave.

Pense na pressa do leitor

Infelizmente são poucas pessoas dispõem de tempo para uma leitura mais extensa. Portanto, escreva seus conteúdos de forma que seu cliente consiga fazer uma leitura rápida e objetiva.

Aposte nos recursos textuais

Em complemento ao tópico anterior, procure utilizar frases curtas de, no máximo, três linhas. Da mesma forma, utilize parágrafos curtos, entre 4 a 5 linhas.

Para guiar a leitura e facilitar a identificação de informações dentro do texto, inclua sempre headings, bullet points, negrito, imagens e vídeos.

Nunca duplique conteúdo

O Google sabe quando aquele Ctrl+C/Ctrl+V aconteceu e isso faz com que você perca pontos com o buscador, diminuindo as chances do seu texto estar bem ranqueado e aindaser penalizado por plágio.

Configure seu title e meta description

A configuração da title da sua página é um dos atributos mais importantes em SEO. Neste quesito a presença da palavra-chave é fundamental para o bom ranqueamento.

Já a meta description não é um fator de ranqueamento direto usado pelo robô do Google. No entanto, é a meta description que vai atrair a atenção do usuário para seu site. Calls-to-action devem estar presentes neste atributo.

Exemplo:

Title: HTML: nível iniciante | Esse é meu Site

Description: Se você quer saber mais sobre HTML e começar a construir ou editar seu próprio site, clique aqui e confira um verdadeiro manual!

URL

Falando em amigável, a URL do seu texto deve ser amigável para quem lê. O que isso significa? Não trabalhe com textos longos ou sem sentido na URL, dê preferência ao mais direto e transparente.

Exemplo:

Ao invés de: www.esseemeusite.com.br/fdndbndubei45yn59-a, utilize www.esseemeusite.com.br/html-para-iniciantes.

Utilize links nas suas postagens

Os links também são recursos para melhorar a leitura do seu usuário, pois referenciam outras landing pages que abordarão temas relacionados àquela página. Links internos cumprem ainda duas funções importantes em termos de SEO: aumentam o tempo de permanência do usuário no seu site e links  dofollow transmitem relevância de uma landing page para outra.

Por isso, ao utilizar links internos você está fortalecendo a autoridade de outras páginas e do seu site como um todo.

Insira o texto alternativo nas imagens (ALT Tag)

O texto alternativo é a forma do Google ler o quê aquela imagem representa, portanto, insira uma ALT Tag que descreva bem a imagem e não esqueça de inserir a palavra-chave.

Aumente sua credibilidade na rede

Ser citado, mesmo que sem links, em outros sites é ótimo para o Google ter conhecimento sobre sua marca. Avaliações positivas e fãs em redes sociais também são úteis! Os chamados sinais sociais não são fatores diretos de ranqueamento, mas o buscador interpretará que sua marca é relevante na medida em que é mais citada.

Guest Post

Se você é um Nutricionista, você pode escrever um artigo para um site que vende Quentinhas Fit utilizando links para seu site. Essa é uma das formas de aumentar sua credibilidade, melhorandoa autoridade e o tráfego do seu site.

Atente-se aos links antigos

Especialmente para quem tem site ou blog há muito tempo, é comum que alguns links já estejam quebrados e não levem ninguém a lugar nenhum. Portanto, procure atualizá-los!

Velocidade é importante!

Sites pesados, com imagens grandes demais, fazem a página demorar a carregar e leva os usuários a simplesmente desistirem de acessar seu site. O tempo ideal de espera é de no máximo 4 segundos! Além disto, o algoritmo de ranqueamento do Google também leva em conta o tempo de carregamento no momento de posicionar um site na página de resultados.

Ative o compartilhamento nas redes sociais

Quando seu artigo é compartilhado e lido por várias pessoas, sua relevância para o Google melhora e o SEO agradece!

Construa um site ou um blog responsivo

Visto que hoje a maioria das pessoas acessa internet por dispositivos mobile, é necessário que seu site esteja pronto para isso. Sites que não estão preparados perdem pontos com o Google. Esta tendência está se consolidando a partir da atualização do algoritmo do Google, conhecida como Mobile First Index.

 

SEO não é um trabalho fácil, mas é de extrema importância para seu site ter relevância perante tantos outros. Embora trabalhoso e cheio de vários outros detalhes, o resultado vale a pena! Pronto para levar seu site além? Qualquer coisa, fale com a gente!

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.