Um dos principais objetivos de qualquer e-commerce, site ou blog que produz conteúdo deve ser aparecer nas primeiras posições dos buscadores. Figurar no topo dos resultados do Google gera maior tráfego e relevância para um site. Para alcançar este objetivo é necessário possuir um site bem construído, mas é imprescindível que suas landing pages estejam bem otimizadas para SEO.
SEO é a estratégia mais importante a ser aplicada para a empresa que almeja estar nas primeiras posições do Google, que é o buscador mais popular hoje. Um dos pontos cruciais para ter sucesso na estratégia de SEO é oferecer ao usuário a melhor experiência de navegação com conteúdo relevante e otimizado – utilizando as palavras-chave corretas, que esclareçam dúvidas e encaminhe seu cliente para a próxima etapa do funil de vendas.
A estratégia de SEO envolve muitos aspectos e detalhes mais técnicos em relação ao conteúdo. É por isso que produzimos este post. Nosso objetivo é fazer um verdadeiro checklist para que você possa aplicar todas as técnicas nos seus conteúdos de acordo com seus objetivos em SEO.
Fique com a gente!
Palavra-chave no conteúdoO primeiro passo é definir uma palavra-chave que será o foco do seu conteúdo. É fundamental que esta keyword seja bem definida e que ajude na conversão. O conteúdo produzido também deve possuir a palavra-chave eleita. Porém, cuidado com os excessos e nada de repeti-las inúmeras vezes.
No caso de keywords longas, não é necessário que o termo exato apareça no texto. O robô do Google consegue interpretar o contexto geral do conteúdo. Mas, lembre-se que o conteúdo deve ser pensado sempre para o usuário.
Utilize palavras do mesmo universoPara evitar o uso excessivo de palavras-chave exatas é necessário que o conteúdo tenha qualidade. Técnicas de redação serão úteis, como, pode exemplo, utilizar sinônimos e variações da palavra-chave.
Pense na pressa do leitorInfelizmente são poucas pessoas dispõem de tempo para uma leitura mais extensa. Portanto, escreva seus conteúdos de forma que seu cliente consiga fazer uma leitura rápida e objetiva.
Aposte nos recursos textuaisEm complemento ao tópico anterior, procure utilizar frases curtas de, no máximo, três linhas. Da mesma forma, utilize parágrafos curtos, entre 4 a 5 linhas.
Para guiar a leitura e facilitar a identificação de informações dentro do texto, inclua sempre headings, bullet points, negrito, imagens e vídeos.
Nunca duplique conteúdoO Google sabe quando aquele Ctrl+C/Ctrl+V aconteceu e isso faz com que você perca pontos com o buscador, diminuindo as chances do seu texto estar bem ranqueado e aindaser penalizado por plágio.
Configure seu title e meta descriptionA configuração da title da sua página é um dos atributos mais importantes em SEO. Neste quesito a presença da palavra-chave é fundamental para o bom ranqueamento.
Já a meta description não é um fator de ranqueamento direto usado pelo robô do Google. No entanto, é a meta description que vai atrair a atenção do usuário para seu site. Calls-to-action devem estar presentes neste atributo.
Exemplo:
Title: HTML: nível iniciante | Esse é meu Site
Description: Se você quer saber mais sobre HTML e começar a construir ou editar seu próprio site, clique aqui e confira um verdadeiro manual!
URLFalando em amigável, a URL do seu texto deve ser amigável para quem lê. O que isso significa? Não trabalhe com textos longos ou sem sentido na URL, dê preferência ao mais direto e transparente.
Exemplo:
Ao invés de: www.esseemeusite.com.br/fdndbndubei45yn59-a, utilize www.esseemeusite.com.br/html-para-iniciantes.
Utilize links nas suas postagensOs links também são recursos para melhorar a leitura do seu usuário, pois referenciam outras landing pages que abordarão temas relacionados àquela página. Links internos cumprem ainda duas funções importantes em termos de SEO: aumentam o tempo de permanência do usuário no seu site e links dofollow transmitem relevância de uma landing page para outra.
Por isso, ao utilizar links internos você está fortalecendo a autoridade de outras páginas e do seu site como um todo.
Insira o texto alternativo nas imagens (ALT Tag)O texto alternativo é a forma do Google ler o quê aquela imagem representa, portanto, insira uma ALT Tag que descreva bem a imagem e não esqueça de inserir a palavra-chave.
Aumente sua credibilidade na redeSer citado, mesmo que sem links, em outros sites é ótimo para o Google ter conhecimento sobre sua marca. Avaliações positivas e fãs em redes sociais também são úteis! Os chamados sinais sociais não são fatores diretos de ranqueamento, mas o buscador interpretará que sua marca é relevante na medida em que é mais citada.
Guest PostSe você é um Nutricionista, você pode escrever um artigo para um site que vende Quentinhas Fit utilizando links para seu site. Essa é uma das formas de aumentar sua credibilidade, melhorandoa autoridade e o tráfego do seu site.
Atente-se aos links antigosEspecialmente para quem tem site ou blog há muito tempo, é comum que alguns links já estejam quebrados e não levem ninguém a lugar nenhum. Portanto, procure atualizá-los!
Velocidade é importante!Sites pesados, com imagens grandes demais, fazem a página demorar a carregar e leva os usuários a simplesmente desistirem de acessar seu site. O tempo ideal de espera é de no máximo 4 segundos! Além disto, o algoritmo de ranqueamento do Google também leva em conta o tempo de carregamento no momento de posicionar um site na página de resultados.
Ative o compartilhamento nas redes sociaisQuando seu artigo é compartilhado e lido por várias pessoas, sua relevância para o Google melhora e o SEO agradece!
Construa um site ou um blog responsivoVisto que hoje a maioria das pessoas acessa internet por dispositivos mobile, é necessário que seu site esteja pronto para isso. Sites que não estão preparados perdem pontos com o Google. Esta tendência está se consolidando a partir da atualização do algoritmo do Google, conhecida como Mobile First Index.
SEO não é um trabalho fácil, mas é de extrema importância para seu site ter relevância perante tantos outros. Embora trabalhoso e cheio de vários outros detalhes, o resultado vale a pena! Pronto para levar seu site além? Qualquer coisa, fale com a gente!