09/05/2018 às 22h28min - Atualizada em 09/05/2018 às 22h28min

"Parlamento Jovem Mairinquense apresenta ideias para o município"

Raphaelle Godinho
Raphaelle Godinho

Mudança, justiça, revolução, renovação: existem muitos cidadãos engajados politicamente em conquistar tais clamores populares que ecoam pelo país afora, uma das possibilidades de engajamento é o Parlamento Jovem. Os parlamentos jovens existem em diversos países, em diversos estados do Brasil, e a Câmara Municipal de Mairinque foi a primeira da região interiorana de São Paulo a trazer tal iniciativa para a realidade dos jovens.

 

A iniciativa é uma parceria feita voluntariamente com três jovens estudantes da cidade, Raphaele Godinho, Karine Oliveira e Kelvin Henrique, todos participantes do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Eles são quem coordenam e executam o projeto na cidade. Este ano o Parlamento Jovem Mairinquense ocorre em Edição Piloto e tem tido muita repercussão, sites como o da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Razões Para Acreditar do Portal Terra, e outros, já divulgaram a promissora iniciativa.

 

Na edição piloto de 2018 foram selecionados 11 jovens da rede pública e particular do município, são eles: Luan Belchior (E.M. Profª Maria Neuza Bertoncello), Gleyce Machado e Rayssa Crisafulli (ambas estudantes da E.M. Gabriel Rocha), Bruno Zumkeller (Colégio Objetivo), Sebastião de Souza, Tauane Júlia e Bruno Tolentino (todos da E. E. Profº José Pinto do Amaral), Vinícius Ávilla, Letícia Bento, Bianca Evangelista e Jaqueline Silva (todos da E. E. Profª Maria de Oliveira Lellis Ito).

 

Os estudantes já passaram por dois dias de formações na Câmara Municipal, e durante dois meses escreveram seus próprios projetos de lei, que serão apresentados no dia 30 de maio à população. O evento de apresentação dos jovens à comunidade será aberto, realizado na Câmara Municipal de Mairinque, com início às 13h30 e previsão de encerramento para às 16h30. O jovem Luan Belchior, diz estar muito animado para a simulação parlamentar, e ele acredita fielmente que será uma experiência incrível para todos os parlamentares jovens. 

A sessão simulada será ministrada pelos jovens estudantes Vinicius Moraes Ávilla, 17, e Letícia Bento Pinto, 17, ambos eleitos pelos demais colegas aos cargos simulatórios de Presidente e Vice-Presidente da Câmara. Todos os estudantes irão apresentar, defender e votar em seus próprios projetos de lei, voltados às áreas de educação, cultura, direitos humanos, esportes e meio ambiente. A vice-presidente da mesa, Letícia, diz estar nervosa para a sessão de dia 30, porém crê que as formações recebidas durante as formações irão ajudá-los a lidar com a insegurança e ansiedade de falar em público. Todas as ideias apresentadas nos projetos de lei são originais, e poderão ser aplicadas futuramente pelos vereadores da casa.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.