27/04/2018 às 00h06min - Atualizada em 27/04/2018 às 00h06min

Quais fatores afetam a vida útil dos consumíveis de corte a plasma?

O corte a plasma tem se tornado a melhor opção quando pensamos no processo de corte de materiais como aço carbono, aço inoxidável, o alumínio e outros metais eletricamente condutores.

Esse processo se tornou o mais rentável na questão custo-benefício, fazendo com que o material tenha um acabamento mais qualificado sem desperdícios.

Para realização efetiva do processo de corte a plasmaalguns equipamentos são essenciais, bem como uma fonte de energia, um gás que conduzirá o arco elétrico, a tocha de plasma e um grampo para fechar o circuito.

Mas alguns fatores externos e internos acabam por afetar a vida útil dos consumíveis do corte a plasma. Fique por dentro de quais são eles e mantenha sempre a excelência no seu processo!

 

Baixo fluxo de gás ou gás contaminado

 

Fique atento ao fluxo do gás utilizado! O gás passa pelo orifício do bocal, comprimindo o arco para que o bico se esfrie e uma pequena camada se derreta rapidamente.

Por isso, é importante ficar atento ao fluxo correto do gás porque se não o interior do bocal vai aquecer e começar a derreter, o que provocará um desgaste mais rápido do equipamento.

Algumas impurezas no gás de plasmatambém podem danificar o processo, causando um arco duplo e danificando o bico.

 

Líquidos refrigerantes de tocha plasma errados

 

Um erro comum e que afeta a vida dos consumíveis é a escolha do líquido refrigerante errado e a dosagem de fluxo do mesmo. O líquido refrigerante de tocha plasma é combinado com uma alta dosagem de água pura que dá vida longa ao eletrodo e é, sem dúvida, a melhor maneira de remover o aquecimento.

Uma dica é nunca usar os líquidos comuns, como aqueles utilizados em carro. Seu equipamento merece a atenção necessária e o fluído próprio!

 

Cortando fora da chapa

 

Na maioria das vezes, o processo de corte a plasma automático possibilita que o arco de plasma pare gradativamente e com segurança. Mas, o processo de corte manual pode fazer com que a tocha saia fora da chapa e cause a possibilidade do arco quebrar.

Nesse movimento, o arco será esticado fortemente enquanto o plasma aumentará sua potência para manter o arco. Quando a tensão sobe, a energia também, causando ainda mais desgaste.

Em um segundo momento, o arco pode ficar puxado para o lado, fazendo com que a tocha se desloque para fora do material e prejudicando o bico ou protetor.

 

Por fim, é importante que você use os consumíveis corretos. Dependendo do que você vai cortar se você usa um bico errado ou uma tocha errada, poderá danificar completamente o material e afetar drasticamente a vida útil do consumível.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.