25/04/2018 às 23h27min - Atualizada em 25/04/2018 às 23h27min

Como editar vídeos no Camtasia

Programa pode ser usado até para trabalhos profissionais

O vídeo já é o tipo de conteúdo mais procurado na internet. Não é à toa que profissionais e comunicadores vêm usando este estilo de canal para transmitir suas mensagens. Aulas, notícias, shows, transmissões ao vivo, gameplay, enfim, as possibilidades são infinitas e existe um público cada vez maior em busca deste material pela internet.

Além de criatividade para produzir o vídeo, é necessário também saber as técnicas para editar o material. Neste estágio é importante escolher um programa que tenha bons recursos, sem ter uma interface complexa. Um software bastante equilibrado, com aplicações e boa usabilidade é o Camtasia. Com ele é possível criar vídeos com qualidade profissional sem a necessidade de possuir conhecimentos técnicos.

O grande problema dos programas de edição é que alguns são muito simples e pobres de recursos, outros possuem mais funcionalidades, porém, são muito complexos e difíceis de usar. No caso do Camtasia, o painel é harmonioso e não cria muitos problemas para editar um vídeo. Preparamos um passo-a-passo para que você faça todo o processo de forma tranquila para produzir vídeos caseiros e profissionais. Confira:

1 – Importar mídia

Após abrir o programa, devemos escolher o vídeo ou áudio que deverá ser editado. Os arquivos estão no diretório do próprio computador. Depois de aberto, os vídeos escolhidos estarão dispostos no lado esquerdo e a edição em tempo real na parte direita. Veja como importar:

Clique na aba “Import Media”; Escolha o arquivo no seu diretório; O arquivo fica ativo no lado esquerdo da tela do programa; Selecione o arquivo e marque na janela que abrir a opção “Add to Timeline at Playhead”; Na próxima janela, clique em “Recording Dimensions” (mantendo as dimensões da gravação).

2 – Tratamento de áudio

Agora o arquivo está aberto e pronto para ser editado no Camtasia. Preste atenção na barra azul com ondas brancas localizada na parte inferior do programa. É nesta área que vamos tratar o áudio:

Acima da barra tem um controle com duas lupas. Se mover para a direita as ondas irão aumentar; Selecione todo o áudio na timeline, na tela à esquerda aumente ou diminua o volume; Para diminuir os ruídos do áudio, marque a caixa “Enabel Noise Removal”, na mesma janela.

3 – Edição de áudio

Para o áudio do seu vídeo ficar ainda mais limpo, é possível fazer mais efeitos. Lembrando que, na barra azul, todo o gráfico branco mostra a intensidade do som. Se uma parte não tiver picos ou nenhuma elevação, significa que esta lacuna não tem áudio ou é um ruído. Isso fica muito evidente no começo de cada gravação, mas também está presente em toda a timeline. Se quiser eliminar estas partes siga as seguintes dicas:

Aumente a visualização da barra da timeline com o controle da lupa; Quando localizar as lacunas no áudio, selecione-as utilizando a régua logo acima da barra, clicando no botão verde da marcação e soltando para parar; Na parte em evidência, acione a ferramenta “cut” representada por uma tesoura na parte inferior à direita; Se você não quiser cortar, faça o mesmo procedimento e marque a caixa “silence” na parte esquerda da tela.

4 – Transição do vídeo

Quando você une mais de um vídeo, o corte pode ficar abruto. Um efeito muito legal é a transição, onde é aplicada um efeito para a passagem ficar suave ou com estilo. Veja como fazer:

Após aplicar os vídeos, opte pela abra “Transition” nos comandos acima da timeline; Escolha o efeito de sua preferência. Não tem problema se quiser trocar depois; Após selecionar o efeito, o Camtasia mostra onde os efeitos podem ser colocados; Com o cursor do mouse é possível determinar a duração do efeito de transição.

5 – Colocando zoom

O recurso de zoom deixa a edição bem profissional. Esta ferramenta proporciona mais detalhes e dinamismo no vídeo. O melhor que você pode fazer tudo sem complicação, veja como.

Com o cursor da régua selecione a parte que dar o zoom; Nas abas acima da timeline clique em “Zomm-n-pan”; A imagem aparecerá na tela à esquerda com um retângulo demarcando onde será o zoom; Na timeline, uma pequena barra azul clara vai determinar a duração; Mova esta barra para a direita ou esquerda e determine o tempo;

Muito mais recursos para o seu vídeo

Estas foram cinco dicas para você editar um vídeo de forma básica. Outras ferramentas podem ser usadas como inserção de textos e outras imagens para compor a edição. O painel do Camtasia é muito intuitivo e, com prática, o usuário poderá produzir filmes em pouco tempo e com qualidade.

Confira mais informações no site da Software.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.