25/04/2018 às 23h22min - Atualizada em 25/04/2018 às 23h22min

Como escolher e comprar o carro compacto ideal?

Compactos surpreendem em conforto e potência

A máxima “menos é mais” vem servindo como conceito para vários produtos. Na indústria automobilística não é diferente e cada vez mais cresce o público que procura carros pequenos, mas com conforto e potência dos veículos maiores.

Os carros compactos atendem hoje um mercado no qual os consumidores buscam o melhor custo-benefício na hora de decidir qual veículo comprar. Em metrópoles com ruas e avenidas congestionadas e poucas vagas de estacionamento, um carro com boa dirigibilidade, econômico e confortável se tornou um grande atrativo para os motoristas.

A indústria acompanhou a demanda e há, atualmente, no cenário automobilístico, uma considerável quantidade de carros compactos dos mais variados modelos e estilos. Seguindo uma nova tendência, as montadoras criaram versões menores dos tipos:

Hatch Sedan SUV

Como escolher o melhor compacto

Esta é uma questão que pode ser respondida, em parte, por outra pergunta: “Qual é o tamanho da sua necessidade?”. O consumidor deve levar em consideração vários fatores para realizar uma boa compra, afinal de contas, estamos falando de um investimento de valor considerável.

Tamanho da vaga na garagem e espaço de manobra, assim como o número de familiares são importantes, porém, um veículo com design bonito fabricado por uma empresa de confiança também pode fazer toda a diferença. Separamos algumas dicas para ajudar você a escolher o seu compacto ideal. Confira:

Espaço / Conforto

Compacto não é sinônimo de aperto, então podemos encontrar ótimas opções de modelos do tipo com um bom espaço interno. Mas, em primeiro lugar, é preciso saber quantas pessoas vão usar o automóvel, se a família tem crianças e se carrega muita bagagem em viagens.

Para solteiros e casais sem filhos, o veículo hatch é uma excelente opção porque não tem muito espaço no porta-malas, mas possui um considerável conforto interno, são mais baratos e com baixo consumo de combustível.

Mas se você tem filhos ou sempre viaja com um amigo ou membro da família, o ideal é escolher um modelo sedan compacto com mais conforto no banco traseiro e espaço no porta-malas para abrigar a bagagem de forma organizada. Entenda a sua necessidade diária e dos finais de semana para escolher um carro que atenda à demanda da sua família.

Potência e desempenho

Muitos motoristas não abrem mão do desempenho. Compactos com força no arranque e que desenvolvem bem nas estradas são muito atrativos. O consumo não é tão mais elevado que modelos com menos potência, mas gastam um pouco mais na hora de visitar o posto de gasolina.

Consumo

Como falamos anteriormente, os carros mais potentes tendem a gastar mais combustível. Uma boa dica é estudar a sua rota diária e quantos quilômetros você roda por semana. Se o trânsito pesado for rotina, vale a pena optar por um modelo mais econômico. Se viajar nos finais de semana, lembre-se que nos dias de hoje o chamado modelo 1.0 não é fraco como se pensa e o os motores mais potentes do que este consomem menos na estrada.

Dirigibilidade / Segurança

Esse fator é primordial na hora da sua escolha. Nas grandes cidades é muito prático ter um compacto fácil de dirigir, que seja ágil nos poucos espaços deixado pelos engarrafamentos, descomplicado para manobrar em garagens apertadas e estacionar em vagar pequenas.

Design / Acessórios

Dirigir um carro bonito é muito prazeroso. Como em alguns casos, a primeira impressão é a que fica e, por isso, as montadoras vêm investindo cada vez mais no design dos compactos. A Volvo, por exemplo, desenvolveu um conceito especialmente para este modelo de carro, para que conforto e beleza andem junto no mesmo projeto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.