20/03/2018 às 17h11min - Atualizada em 20/03/2018 às 17h11min

Raio cai próximo a jovem e deixa vítima em estado de choque em São Roque

Vítima foi levada para a Santa Casa de São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet

Um jovem passou por uma situação de grande perigo quando um raio caiu próximo ao local onde ele se encontrava, no km 07 da Rodovia Quintino de Lima, na região de São Roque, na tarde desta terça-feira (20).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros o incidente ocorreu por volta das 16h e, apesar do raio não ter atingido a vítima, o susto foi suficiente para afetá-la psicologicamente, deixando-o em um estado conhecido como choque psicogênico.

A equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros esteve no local onde realizou os primeiros socorros e o rapaz foi levado sem ferimentos, embora abalado psicológicamente, para a Santa Casa de São Roque, onde ficou em observação.

Cuidado com a segurança

Infelizmente vítimas são atingidas por raios todos os anos e para evitar riscos desnecessários algumas orientações de segurança são necessárias.

Quando se está fora de casa durante tempestades

– Afaste-se das árvores e terrenos abertos;
– Não permaneça em piscinas, rios e lagos;
– Evite ficar em morros e terrenos elevados;
– Se estiver dirigindo, permaneça no carro;
– Não permaneça perto de redes elétricas;
– Afaste-se de cercas de arame, varais metálicos e trilhos.

Quando se está dentro de casa durante tempestades

– Procure ficar em casa até passar a tempestade
– Evite banhos enquanto durar a tempestade;
– Evite contato com qualquer objeto com estrutura metálica, inclusive torneiras;
– Evite usar o telefone;
– Para evitar prejuízos, utilize equipamentos DPS.

Lendas sobre raios

É importante notar que também existem algumas lendas sobreos  raios e que podem fazer com que pessoas se coloquem em risco desnecessariamente. Confira as lendas mais comuns.

Lenda: Se não está chovendo não caem raios. / Verdade: Os raios podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva.

Lenda: Sapatos com sola de borracha ou os pneus do automóvel evitam que uma pessoa seja atingida por um raio. / Verdade: Solas de borracha ou pneus não protegem contra os raios. No entanto, a carroceria metálica do carro dá uma boa proteção a quem está em seu interior; sem tocar em partes metálicas. Mesmo que um raio atinja o carro é sempre mais seguro dentro do que fora dele.

Lenda: As pessoas ficam carregadas de eletricidade quando são atingidas por um raio e não devem ser tocadas. / Verdade: As vítimas de raios não “dão choque” e precisam de urgente socorro médico, especialmente reanimação cardio-respiratória.

Lenda: Um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. / Verdade: Não importa qual seja o local ele pode ser atingido repetidas vezes, durante uma tempestade. Isto acontece até com pessoas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.