16/03/2018 às 13h49min - Atualizada em 16/03/2018 às 13h49min

Prefeitura prorroga convênio com Santa Casa após greve

Prefeitura indica novo administrador para cuidar do PA e SUS do hospital

- Foto: Rafael Barbosa
- Foto: Rafael Barbosa

A greve realizada pelos funcionários da Santa Casa de São Roque durou apenas um dia, porém o fim do movimento paredista trouxe mudanças na situação da Santa Casa, como o prolongamento do convênio entre o hospital e a Prefeitura de São Roque. Embora não tenha sido o responsável pela renovação do acordo entre o poder público e a irmandade, que já vinha sendo negociado a tempos, a greve foi o empurrão que faltava para que as partes chegassem a um acordo sobre o futuro do hospital.

Segundo informações do Sindicato de Saúde de Sorocaba e Região (SinSaúde) após reunião realizada entre representantes da Prefeitura, do sindicato, da Santa Casa e de funcionários do hospital foi decidido que o pagamento atrasado com relação ao mês de fevereiro, será pago até a quinta-feira (04) e que o pagamento do mês que vêm já virá com o acréscimo de 4%, referente ao Dissídio de 2017. O dissidio retroativo será decidido judicialmente, já com audiência marcada para o dia 20 de abril.

Mais verba e nova administração

Em informações divulgadas a nossa redação, o Prefeito de São Roque, Cláudio Góes afirmou que a prorrogação do convênio ocorrerá por pelo menos um ano, onde a Prefeitura repassará mensalmente R$ 1.550.000 a prefeitura (R$ 200 mil a mais do que repassa atualmente). “Aumentamos a verba repassada no convênio, pois estamos juntos com a irmandade, não apenas cobrando e exigindo resultados. Também estamos colaborando para que a população seja atendida da melhor forma possível, o que não é fácil, já que a questão da saúde é o principal problema enfrentado em todo o país”.

Além do aumento de repasse o novo convênio prevê mais R$50 mil para exames de imagem e R$50 mil para exames oftalmológicos, além de um administrador indicado pela prefeitura, que será o responsável pela manutenção do PA e SUS. O administrador é o médico. Dr João M. Hallack. “A Santa Casa, no estrito cumprimento do quanto pactuado no convênio e na cláusula contratual, concorda com a contratação do administrador, que passará em trabalho conjunto com a Prefeitura, a responder pela administração cotidiana do hospital”, afirmou a irmandade em nota enviada a nossa redação.

A Santa Casa ficará encarregada pela administração dos atendimentos por parte de convênios médicos e consultas particulares. A irmandade afirma que a prorrogação do convênio também oferece um ambiente de segurança jurídica para viabilizar a busca por novas receitas que possam incrementar o caixa da Santa Casa e assim melhorar o seu atendimento.

A divisão administrativa da Santa Casa não deve afetar o atendimento do hospital, que continuará prestando o mesmo serviço à população.


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