11/03/2018 às 10h00min - Atualizada em 11/03/2018 às 10h00min

Mairinque intensifica vacinação contra o HPV, Meningite C e Varicela

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está intensificando durante todo o mês de março em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS, a Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano – HPV, Meningite C e Varicela para proteger crianças e adolescentes do município.

O HPV é transmitido por contato direto com uma pessoa infectada, sendo a principal forma de transmissão por via sexual, além de ser o agente causador dos cânceres do colo do útero, pênis, lesões anogenitais pré-cancerosas e verrugas genitais.

A vacina é destinada para meninos com idade entre 11 e 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e para meninas de nove à 15 anos incompletos.

 

Meningite C

A doença é caracterizada pela inflamação das meninges e, se o tratamento não for iniciado rapidamente, pode deixar o paciente com sequelas ou levar à morte.

Os principais sintomas de meningite C são febre alta, dor de cabeça, dor de garganta, vômitos, náuseas, sonolência, irritação, cansaço e manchas de pele, grandes ou pequenas.

A vacina é destinada para adolescentes de 11 a 15 anos, incompletos, que deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para ser imunizados com a vacina meningocócica.

Varicela (Catapora)

A Varicela, também conhecida como Catapora, é uma infecção causada pelo vírus Varicelazóster, que atinge na maioria dos casos crianças. A transmissão ocorre através de gotículas de uma pessoa para outra por espirros, tosse ou ao compartilhar alimentos ou objetos.

                Os sintomas da doença são dor de cabeça, febre leve ou erupção cutânea.

Para aumentar a proteção e corrigir possíveis falhas de vacinais da primeira dose, o Ministério de Saúde está imunizando com a segunda dose, crianças de 4 anos até 6 anos 11 meses e 29 dias.

“Estamos intensificando o trabalho da Vigilância para orientar os munícipes sobre a importância de manter as vacinas em dia, inclusive participando das Campanhas realizadas em todos os Postos de Saúde para garantir que a população tenha acesso aos serviços de saúde”, explicou o Chefe de Vigilância Epidemiológica Luiz Pinheiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.