08/03/2018 às 10h05min - Atualizada em 08/03/2018 às 10h05min

A força da mulher em nossa região

O Jornal da Economia mostra a importante atuação feminina nas mais diversas áreas da sociedade

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

A comemoração do dia das mulheres está chegando e com ela o momento de celebrarmos a importância feminina em nossa sociedade, juntamente com a sua luta e busca pelos seus direitos. Uma batalha que acontece a centena de anos, mas que foi marcada pelo dia 25 de março de 1911, quando aproximadamente 123 mulheres morreram carbonizadas numa fábrica têxtil em New York, em represália as reivindicações de igualdade de direitos trabalhistas.

As mulheres continuam sua luta e a demonstrar sua importância social e para demonstrar o impacto que elas tem em nossas vidas, realizamos esta matéria especial, onde tivemos o privilégio de falar com figuras que engrandecem a presença feminina em nossa região, não dizendo que elas sejam melhores que outras pessoas, mas sim tomando-as como exemplo de sucesso e inspiração para homenagear e inspirar outras mulheres.

A importância da mulher na segurança pública

Apesar de ser uma área dominada por homens, as mulheres tem cada vez mais conquistado seu espaço  nas forças armadas, como é o caso da Tenente PM. Fernanda Monma, que ao comandar o Corpo de Bombeiros de São Roque se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo na cidade e a segunda a exercer este posto em nossa região.

Apaixonada desde pequena pela profissão, não foi fácil para ela entrar na corporação, já que além dos estudos necessários para entrar na conhecida Academia do Barro Branco, os exames físicos também se mostram uma grande dificuldade a ser superada, principalmente para as mulheres, que geralmente tem uma constituição mais frágil.

Porém a jovem perseverou e após todo o período de preparação militar e de atuação na PM, ingressou no Corpo de Bombeiros e vem exercendo uma posição importantíssima para a população.  Os desafios são diários,  principalmente em uma profissão dominada por homens, porém a comandante fala que com perseverança e o incentivo dos seus colegas de profissão todos os desafios são superados. “A discriminação sobre a mulher nesta profissão tem diminuído com o tempo, pois quando mostramos nosso profissionalismo e demonstramos que todos buscam o mesmo objetivo, as barreiras do gênero se rompem”, comenta.

A comandante diz que fica feliz em ver que as mulheres cada vez mais se aventuram nesta profissão, que é muito bonita e exige da pessoa o desejo de ajudar o próximo, muitas vezes colocando sua própria vida em jogo. “É difícil, mas é importante que as mulheres que queiram entrar nesta profissão tenham garra e saibam que as vitórias vem aos poucos e com dedicação você consegue alcançar todos os seus objetivos. Estudem, se preparem fisicamente e tenham dedicação”, completa. 

A presença feminina no combate ao crime

A força policial da nossa região tem se beneficiado muito com a presença feminina na corporação, que tem assumido cargos de liderança que trazem grandes mudanças não apenas na imagem da polícia, como também na sua atuação. Fernanda dos Santos Ueda é a Delegada de Mairinque e responsável por grande parte da atuação policial na região, uma tarefa que ela iniciou ainda muito jovem, com 22 anos.

Formada em Direito, sempre almejou entrar no funcionalismo público e após entrar em um curso preparatório passou no concurso para delegada, profissão na qual atua há mais de 20 anos e na qual superou diversos desafios. “Na época havia uma grande resistência a presença feminina em um posto de liderança e acho que isso acontecia em todas as profissões, embora isso tenha diminuído muito. Com o tempo você aprende a lidar com esta situação e ao demonstrar seu profissionalismo a situação melhora, tanto que hoje falo tranquilamente sobre esta questão”, comenta.

Apesar das dificuldades, Fernanda seguiu com sua carreira, conquistando o respeito de seus companheiros e estando a frente de casos que tiveram repercussão nacional, como o caso dos falsos médicos, além de sua contribuição para a própria estrutura da polícia, que ganhará em breve uma nova delegacia na cidade.

Quando questionada sobre o que é preciso para ser uma Delegada, Fernanda diz que a profissão brilha os olhos, pela possibilidade real de ajudar as pessoas, porém que traz uma responsabilidade igualmente grande, já que suas decisões impactam a vida da população de alguma forma.

“Sou apaixonada pelo que faço, e estou nesta profissão a 20 anos. Quem trabalha nesta área, tem que ter paixão e acima de tudo responsabilidade e desejo de aprender e estar sempre evoluindo, mas acredito que isso seja válido para qualquer profissão”, completa.

A liderança feminina na Política

A mulher ainda não ocupa todo o espaço que merece dentro da nossa sociedade, porém um dos setores onde mais se sente a sua falta é a política. A Prefeita de Araçariguama Lili Aymar é um exemplo raro, pois representa não somente uma parcela muito pequenas de políticas mulheres que atualmente estão legislando no país, mas também por ser a primeira e única prefeita da nossa micro-região.

Uma trajetória política que começou por influência de seu marido, o ex-prefeito de Araçariguama Carlos Aymar. Ao acompanhar o marido e ver sua ação política Lili se interessou pelo ramo e no ano em que o Aymar foi eleito Prefeito, ela se candidatou a vereadora, sendo  eleita pela 1ª vez como a primeira vereadora na história de Araçariguama. “Entrei para fazer a diferença, uma política séria, com olhares voltados para o social, para os mais humildes”.

Quando questionada sobre as dificuldades da profissão política a prefeita diz que são muitas, como o próprios sistema político que se torna muito burocrático, porém que o trabalho com ética sempre supera as adversidades, inclusive as causadas unicamente por ser uma mulher em uma profissão dominada por homens. Porém Lili diz que as barreiras do preconceito diminuiram. “No passado o preconceito até existiu, atualmente menos. Hoje graças a Deus, sou reconhecida como uma líder atuante. A mulher aos poucos vem conquistando grandes espaços pois, é importante frisar, que a mulher abre portas, onde ela passa, cativa”, completa.

Em seu primeiro ano como governante de Araçariguama Lili tem realizado grande obras na cidade como a inauguração da nova Prefeitura, a reconstruímos a Arena América e inauguramos três novas escolas, Novo Tigrão, Novo Projeto Despertar e a escola modelo do Bom Jardim. Com muitos projetos ainda pelo caminho, Lili incentiva as jovens que queira seguir o caminho da política. “Admiro as mulheres que seguem esse caminho e dou maior apoio e incentivon Nós fazemos a grande diferença na vida pública e em todos os setores da sociedade”, conclui.

A garra da mulher no esporte

A prática esportiva tem ganhado cada vez mais espaço em nossa sociedade, principalmente por parte das mulheres, que aderiram os exercícios não apenas pelo ganho na aparência, mas principalmente pelos benefícios da saúde.

Kelli Aparecida Morales pratica esportes há 10 anos, uma rotina que começou na academia, de forma despretensiosa, mas que aos poucos passou a fazer parte da vida desta empresária, que já praticou também corrida, ciclismo e agora se dedica ao crossfit, tendo recentemente participado dacompetição StormChallenge, em São Paulo, onde conquistou o terceiro lugar na categoria amador, sendo a primeira mulher da região a conquistar um lugar no pódio em uma competição dessas.

“Graças a Deus tive pessoas que me motivaram muito e mostraram que ser mãe, esposa e ter o próprio negócio não são impedimentos para que você tenha uma vida mais saudável e ativa. Mas isso não quer dizer que seja fácil. Eu, por exemplo, acordo as cinco da manhã para começar minha rotina diária e não vejo problema nenhum nisso quando se tem metas e objetivos a serem cumpridos”, comenta.

Durante seu trajeto nas práticas esportivas, Kelly mudou completamente sua vida, começando por uma alimentação mais saudável e sua rotina hoje também se estende a sua família, já que seu marido e filha também são adeptos de práticas físicas, mostrando que bons exemplos são contagiantes e trazem benefícios para todos.

“O esporte muda vidas, mas não é preciso começar de forma apressada. Uma caminhada com as amigas na Bandeirantes pode ser um bom começo e a partir daí  você pode entrar em uma academia ou  num esporte que lhe agrade. O importante é que amemos quem somos, pois só assim podemos amar as outras pessoas e ter uma vida feliz”, completa.

A sagacidade feminina nos negócios

Segundo um estudo realizado pela Consultoria McKinsey e divulgada na semana passada ter mulheres em cargos de liderança, aumenta em 21% a chance de uma empresa ter um desempenho financeiro acima da média. Um dado que explica porque não é difícil ver a figura feminina se destacar no mundo dos negócios, seja atuando em uma empresa ou no seu próprio negócio.

Maria Aparecida Zuppardi começou sua carreira na década de 80, atuando como trainee em um banco de onde passou a desenvolver sua profissão de administradora e atuando no mercado financeiro por mais de 30 anos. Durante sua trajetória, conquistou destaque ao ser diretora financeira de um banco internacional localizado no Brasil, porém sem nunca parar de evoluir, tendo realizado uma pós graduação em economia no exterior.

Uma trajetória de sucesso, mas também de muitos desafios, sendo que alguns deles ocorreram unicamente pelo fato de ser mulher e ocupar um cargo de liderança, entretanto segundo a empresária o profissionalismo e o respeito são armas poderosas contra o preconceito. “É importante respeitar o outro e entender qual o papel de cada um, pois todos estamos na mesma corporação e temos os mesmos objetivos. O líder deve valorizar seus subordinados e crescer junto com eles”, comenta.

Ao se aposentar, depois de 32 anos de contribuição, surgiu a oportunidade de investir e tornar-se sócia da Sabino Construtora, mas apesar dos novos desafios que o mundo do empresariado trouxe, Maria diz que sua experiência profissional foi muito importante para se tornar uma empresaria de sucesso, pois trabalhar para alguém e para si mesma tem suas semelhanças.  Seja atuando na empresa de outra pessoa ou na sua própria, você tem que atuar com dedicação e dando o melhor de si. Mas se você planeja o seu negócio, é sempre importante estar preparado para o ramo onde você quer atuar e então acumular conhecimento, seja formal ou através de pesquisas e contatos, pois o planejamento é fundamental”, completa. 

A inteligência da mulher na educação e no empreendedorismo

Educação é a base da sociedade. Ela não apenas nos ensina a história e a viver em sociedade, mas também nos dá ferramentas para que possamos escolher com sabedoria os caminhos que iremos trilhar em nossas vidas. Meire Adelia Pereira Cantamessa começou sua vida profissional como professora, carreira na qual atuou por quase 30 anos e que a tornou conhecida na região, devido ao grande número de pessoas que tiveram a oportunidade de aprenderem com ela.

“Na época era uma das profissões mais seguidas pelas mulheres, embora também tivéssemos muitos homens exercendo a função.  Naquele momento do país o governo levava a educação mais a sério e o trato entre o aluno e os professores era muito mais respeitoso. Tenho muito carinho pela minha época de professora, tanto que atuei na profissão de 1965 a 1994”, comenta.

Quando chegou a hora de se aposentar, Meire não quis ficar sem trabalhar. Sempre disposta a aprender e tentar coisas novas, decidiu transformar uma de suas maiores paixões (viajar) em uma profissão e juntamente com uma amiga fundou a Ana Meire Turismo, uma agência são-roquense de Viagens Nacionais e Internacionais.

O novo negócio trouxe uma série de novos desafios, principalmente em uma época onde não existia a internet, porém ao longo de mais de 20 anos de atuação viu barreiras serem superadas e o negócio prosperar na cidade. “Sempre buscamos nos aperfeiçoar e assim que começamos, nós procuramos  aprender tudo o que era necessário para atuar na área e com o tempo progredimos. Como em qualquer área de atuação da vida, dedicação é uma das armas do sucesso e quando você tem um objetivo deve-se sempre persistir nele”, completa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.