21/01/2018 às 10h00min - Atualizada em 21/01/2018 às 10h00min

Presença de desabrigados no Largo dos Mendes preocupa população

Número de pessoas em situação social crítica tem crescido no município

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A presença de diversos desabrigados na praçado  Largo dos Mendes em São Roque tem preocupado muito a população municipal, que circula frequentemente por um dos pontos mais frequentados da cidade. Embora seja evidente que todo cidadão tem o direito de utilizar um espaço público, nossa reportagem recebeu denúncias de que estes indivíduos utilizam o local para beber e consumir drogas, além de perturbarem os populares que passam pelo local, mexendo com as pessoas, pedindo esmolas, ou mesmo pedindo remuneração para tomar conta dos carros estacionados próximos a praça. Práticas de sexo no local e abandono de lixo também são reclamações constantes da população.

Desde a chegada dos desabrigados, os  moradores também ficaram preocupados com a segurança na área, principalmente por conta do período da noite onde a iluminação é mais escassa. “Com esta situação, fica muito complicado de ir a praça com sua mulher e filho para que ele possa brincar no parquinho ou mesmo passear na praça. Quando acionamos a PM ou Guarda Municipal eles vão embora para outro lugar, como aquela pracinha que fica próxima ao Largo dos Mendes para depois voltarem”, afirmou um cidadão que preferiu ter seu nome mantido em sigilo.

Segundo a Diretora de Bem-Estar Social de São Roque, Márcia de Jesus Costa Nunes, a divisão vem realizando a buscas das pessoas carentes e desabrigadas como forma de oferecer-lhes ajuda assistencial no município ou mesmo em outras cidades. O amparo é realizado pelo CREA (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Guarda Municipal, abrigo institucional e equipe de saúde mental de acordo com os serviços competentes a cada setor.

Entretanto, a diretora afirma que o aumento do número de desamparados no país tem crescido em diversos municípios como desemprego, pobreza absoluta, uso de álcool e drogas entre outros, porém a recusa dos desamparados a receber ajuda tem dificultado a ação dos órgãos municipais.

“Convencê-los a utilizarem os serviços e buscar uma vida melhor não tem sido tarefa fácil e qualquer atendimento depende da autorização do cidadão”, esclarece Márcia.

Segundo a Diretora é importante que a população não doe alimentos e dinheiro a estes desabrigados, sempre procurando encaminha-los para a Assistência Social. O Centro do CREAS atende na Avenida Antonino Dias Bastos n° 1045, das 08h às 17h, de segunda a sexta. Também existe um abrigo institucional na cidade, que funciona 24h na Rua Capitão Silveira Vieira n°100. Todas as instituições procuram dar atendimento e amparo aos cidadãos em situação carente. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.