10/01/2018 às 17h50min - Atualizada em 10/01/2018 às 17h50min

Aprenda a manipular seu banco de dados Oracle

Conheça as vantagens e características de trabalhar com linguagem PL/SQL

Hoje é quase impossível imaginar uma vida sem internet. Seja para verificar o e-mail pessoal ou realizar uma transação comercial, tudo é feito ou registrado online ou por uma rede interna. Com um número gigantesco de informações armazenadas, as empresas públicas e privadas precisam organizar todas essas bases para atender de forma dinâmica clientes e usuários. Este serviço vital é feito pelo banco de dados.

É o banco de dados que armazena e relaciona todos os arquivos correspondentes a nomes, endereços, produtos, datas. A associação destas informações resulta na busca precisa dos dados pesquisados. Devido ao sistema ser de extrema importância, algumas empresas trabalham para aprimorar cada vez mais esse processo. A Oracle, uma das referências no mercado, criou o PL/SQL Developer, uma extensão que permite a utilização de dados em unidades de programa.

A importância do banco de dados

Esse modelo de relação do banco de dados é chamado de SQL (Structured Query Language) – Linguagem de Consulta Estruturada, também é o mais usado porque possui uma linguagem mais fácil. O SQL especifica o resultado a ser obtido e não os caminhos para chegar até ele. Esse sistema é tão popular que pode ser encontrada na maioria dos aplicativos acessados constantemente por usuários. O Facebook, por exemplo, utiliza um banco de dados relacional para armazenar informações de usuários, pessoas associadas a cada perfil, postagens, curtidas, compartilhamentos, entre outras informações. Além de serem usadas nos famosos “APPs”, a linguagem SQL pode ser encontrada em inúmeras vertentes da computação, como:

  • Programas variados
  • Construtores de sites
  • Games
  • Sistemas Operacionais
  • Inventários

Diferença entre SQL e PL/SQL

A SQL é uma linguagem padrão que pode ser usada para a manipulação de SGBD's (Sistema Gerenciador de Banco de Dados). Já a PL/SQL é uma extensão com diversas ferramentas que otimizam o processo de programação no ambiente Oracle. A Oracle é uma referência em armazenamento de informações, sendo pioneira em vários aspectos, principalmente no desenvolvimento de produtos para a linguagem web.

A Oracle é um SGBD, mas criou ferramentas para que programas possam interagir com a sua base de dados. Isso ajudou bastante a vida dos programadores que puderam trabalhar on-line com mais facilidade.

Todos os programas e aplicativos são desenvolvidos baseados em uma linguagem de programação. Essa linguagem deve se comunicar com o banco de dados para que os comandos acessados pelos usuários sejam respondidos com perfeição. A PL/SQL Developer é uma extensão com a característica de permitir a manipulação da informação dos bancos diretamente para os programas, se tornando uma linguagem básica que pode ser utilizada por ferramentas e gerenciamento de dados da Oracle.

Vantagens de usar PL/SQL

Na prática, existem algumas vantagens de trabalhar com a linguagem PL/SQL, como a confiabilidade de desenvolver um programa com um menor risco de resultar em erros, os famosos “bugs”. Outro grande benefício é que os dados manipulados em PL/SQL ficam restritos ao ambiente da Oracle, não sendo necessária a transferência de informações por nenhum caminho ou rotina, garantindo de forma contundente a segurança dos dados.

Como o PL/SQL é uma linguagem capaz de criar programas complexos, é natural que ela manipule diversos tipos de dados. Esses dados podem ser acionados diretamente por linhas de comando por uma interface. Esse universo de informações possui categorias para armazenar de forma correta todos os tipos de base. Abaixo você pode ver uma forma mais ampla dos tipos de dados que podem ser utilizados pelo PL/SQL:

  • Escalar
  • Large Object (LOB)
  • Composto
  • Referência


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.