19/12/2017 às 22h46min - Atualizada em 19/12/2017 às 22h46min

Como utilizar as cintas de elevação?

Entenda tudo sobre esses acessórios de segurança para erguer veículos e outros objetos que pesam toneladas

Entenda tudo sobre esses acessórios de segurança para erguer veículos e outros objetos que pesam toneladas

 

As cintas de elevação são indispensáveis para movimentar cargas com total segurança. Muito utilizadas em portos, armazéns, em canteiros de obras, entre muitos outros ambientes de trabalho pesado.

 

Também conhecidas como fitas para elevação, elas são acopladas em outras peças como talhas e guinchos. Dessa forma possibilitam que veículos, e outros objetos que pesam muitas toneladas, possam ser erguidos sem danificar o produto.

 

Além disso, as cintas de elevação  evitam acidentes com as pessoas que estão trabalhando no local. Por esse motivo, esses acessórios são fundamentais no cotidiano das empresas especializadas em transporte e elevação de cargas diversas .

Principais características das cintas de elevação

Produzida em poliéster e com uma grande variedade de modelos com diferentes capacidades, a cinta de elevação tem sido muito utilizada para substituir cabos de aço na hora de elevar e movimentar cargas.

 

Isso porque também garante segurança no procedimento, mas são comercializadas a preços mais acessíveis. Dessa forma, as fitas para elevação oferecem excelente custo/benefício e são muito eficazes.

Tipos de fitas para elevação de carga

Muitos fabricantes produzem esses tipos de acessórios para, elevação, movimentação e armazenagem de cargas. Le Tools e GValle, por exemplo, são alguns dos mais conhecidos no meio pela qualidade de seus produtos. Confira os principais tipos de cintas de elevação que você encontra no mercado: 

 

?Cinta Sling

?Cinta Catraca

?Cinta Flat

?Cinta Cargo

?Cinta Pipe

?Cinta Bag

?Cinta Grab

?Cinta Anel

 

A cinta de elevação Sling é uma das mais usadas no Brasil. Por ser um modelo bem versátil e resistente, ele pode ser utilizado na maioria das elevações de cargas.

Dicas para utilizar as cintas de elevação corretamente Só compre fitas de elevação de carga com certificação de qualidade

Erguer objetos que pesam toneladas requer uma grande responsabilidade. Para garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas na elevação de carga e também manter a integridade do produto que está sendo movimentado, a dica é só comprar cintas de elevação devidamente certificadas.

 

Todas as fitas de elevação de carga precisam estar em conformidade com as seguintes normas técnicas da ABNT:

 

?NBR 15637-2

? NBR:15637-1

Atenção a cor da cinta de elevação na hora de comprar

Existem diferentes capacidades (CMT) para as fitas de elevação de carga. E a cor que cada cinta possui informa rapidamente ao consumidor qual é o limite máximo de peso que ela suporta.

 

Mas, antes de realizar a compra, é importante ter atenção também aos diferentes tipos de amarração, ângulos de trabalho e/ou fatores de uso para carregamento simétrico (FU). Isso porque a quantidade de peso que o produto aguenta varia de acordo com cada fator desses.

 

Na internet, é possível encontrar tabelas que indicam as correspondências exatas entre cor, CMT e FU. Confira abaixo os padrões para elevação vertical (FU= 1) nos ângulos entre 60º e 46º:

 

? Cinta de elevação laranja: Mais de 10.000 Kgt

? Cinta de elevação azul: 8.000 Kgt

? Cinta de elevação marrom: 6.000 Kgt

Cinta de elevação vermelha: 5.000 Kgt

? Cinta de elevação cinza: 4.000 Kgt

? Cinta de elevação amarela: 3.000 Kgt

? Cinta de elevação verde: 2.000 Kgt

? Cinta de elevação violeta: 1.000 Kgt

Observe a resistência do produto através dos fatores de segurança

Todos os tipos de cintas de elevação são fabricadas com fatores de segurança. Para se ter um ideia, a resistência da fita de elevação costuma ser de 7 a 5 vezes menor do que a sua carga de trabalho.

 

Ou seja, se você usar uma cinta de elevação com fator de resistência 5:1, mesmo que a capacidade do produto seja 10 toneladas, é possível ter certeza que a fita só irá se romper se você exceder 50 toneladas na hora da elevação. 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.