21/10/2017 às 10h30min - Atualizada em 21/10/2017 às 10h30min

Chegada do Uber causa polêmica em São Roque

Motoristas podem realizar corridas na cidade, mas Prefeitura busca regularização

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: reprodução / internet

O Uber está operando em São Roque e a chegada do serviço de transporte via aplicativo para celulares tem causado polêmica no município. O aplicativo passou a estar disponível na região e com as primeira corridas, também começou uma discussão que já ocorreu em praticamente todas as cidades conde o serviço foi disponibilizado e tem envolvido principalmente os prestadores do serviço e os taxistas da região, que não veem com bons olhos a chegada de um serviço rival.

Os taxistas da região já haviam se reunido e procurado a Câmara Municipal de São Roque em 2016 para tentar barrar a vinda do serviço de transportes para a cidade, resultando na aprovação do Projeto de Lei 47-L, de autoria do Vereador Flávio Brito, que proibiu veículos de transporte particular, cadastrados através de aplicativos, como o famoso Uber, de transportar passageiros em São Roque. “Vemos hoje uma grande quantidade de carros particulares chegando a nossa cidade e tirando os serviços dos nossos taxistas, que atuam de forma legalizada. É um projeto que já foi apresentado em Barueri, e que tem trazido ótimos resultados”, afirmou o vereador na época a nossa redação.

Entretanto a lei foi vetada pela Administração do Ex-Prefeito Daniel de Oliveira Costa, decisão que foi derrubada pela Câmara, o que deixou muitas pessoas confusas sobre a legitimidade da atuação do serviço por aplicativo em São Roque.

Procurada pela nossa redação a prefeitura de São Roque afirma que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo afirma  que leis municipais proibitivas, como no caso do Uber em algumas cidades, são inconstitucionais e assim, não podem ser aplicadas. “Entendemos que malgrado a existência de lei municipal, proibitiva, aliás, que não foi regulamentada, sendo sobretudo inconstitucional, não há impeditivo dessa atividade no município, embora entendesse que seja necessária a regulamentação criteriosa do mesmo”, afirmou a administração municipal. 

Deste modo o aplicativo está apto a atender em São Roque, embora a prefeitura já tenha afirmado que irá monitorar para que serviços de transporte clandestinos não realizem viagens comerciais se passando pelo App.

Neste meio tempo, segundo informações divulgadas pelo portal do jornalista  Vander Luiz, a Prefeitura de São Roque deverá encaminhar para a Câmara Municipal um Projeto de Lei para regulamentar o funcionamento de Uber e outros aplicativos de transporte individual.

 “A Administração Municipal precisa resolver o problema, pois o que não podemos deixar é que esse tipo de transporte prejudique os taxistas que pagam impostos dentro do município”, afirmou o Vereador Alexandre Pierroni, que participou juntamente com os Vereadores Toco e Flávio Brito de uma reunião entre a Prefeitura de São Roque e representantes dos taxistas municipais. De acordo com o legislador além da regulamentação deve-se também limitar o número de trabalhadores que atuem com o aplicativo na cidade.

Na disputa entre motoristas de aplicativos e taxistas, que há chegou a gerar alguns momentos de animosidade, está a população, que começa a tentar se habituar com o novo serviço. Alguns comemoram a chegada do serviço, enquanto outros se mostram com certa desconfiança, entretanto a situação deve se tornar mais clara  nas próximas semanas, com a estabilização do serviço no município e a devida fiscalização municipal.  

Mas e você, é a favor da vinda do Uber a São Roque. Participe da nossa enquete acessando a página principal do nosso portal de notícias. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.