22/09/2017 às 14h33min - Atualizada em 22/09/2017 às 14h33min

Brasileiro continua a correr riscos ao utilizar celulares enquanto dirige

Infração é considerada gravíssima, com multa de R$293,47 e sete pontos na carteira

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

Desde o final de 2016 dar aquela “olhadinha” no celular enquanto se dirige passou a ser considerado infração gravíssima, com multa de R$293,47 e sete pontos na carteira, em uma ação que agora pode custar caro para o motorista irregular.

Detran diz que a lei se tornou mais rígida exatamente para chamar a atenção das pessoas e conscientizar o motorista sobre esta conduta tão perigosa. Uma precaução mais do que justificada, visto que a utilização de celulares enquanto se dirige já é uma das principais causas de acidentes no trânsito brasileiro, ao lado do excesso de velocidade e conduzir um veículo após ingerir bebida alcoólica,segundo dados divulgados pela campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar a segurança e prevenção de acidentes no trânsito.

Segundo a campanha 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, seja ela por falta de perícia, imprudência ou negligencia do motorista, dados que servem de alerta tanto para motoristas quanto para órgãos públicos.

O estudo realizado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI BRASIL), mostra porque é tão difícil se envolver em acidentes quando se utiliza o celular. De acordo com o órgão, o tempo médio máximo que os voluntários ficaram sem olhar para o trânsito, sem intervalos, chegou a 4,5 segundos, tempo suficiente para se percorrer 62,5 metros a 50km/h e 125 metros a 100km/h, uma distância muito grande para que o motorista não esteja prestando atenção por onde anda. Os dados vão de encontro a uma pesquisa realizada pelo NHTSA, o departamento de trânsito dos Estados Unidos, e que afirma que usar dispositivos móveis ao volante pode aumentar em até 400% o risco de acidente, um perigo ainda maior do que o dirigir embriagado.

Infelizmente o aumento de perigo e a multa tem feito pouco para inibir esta prática tão abusiva. Segundo dados da CESVI, 320 motoristas são multados diariamente na cidade de São Paulo por manusear o celular enquanto dirige.

Entretanto a pratica se estende para todas as cidades do país e independente do município é possível ver pessoas olhando suas mensagens, atendendo ligações e desempenhando diversas outras funções proibidas por lei já que só é permitido utilizar o aparelho ao volante se este estiver na função GPS e mesmo assim o aparelho tem que ser fixado ao painel ou para-brisa do carro.

Um habito que se mudado, pode salvar vidas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.