20/06/2017 às 10h11min - Atualizada em 20/06/2017 às 10h11min

Cresce número de brasileiros que dirigem após beber

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Abramet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Abramet

O Ministério da Saúde divulgou dados preocupantes sobre o hábito do brasileiro ao volante, mostrando um aumento no número de pessoas que misturam bebida e direção. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de fatores de risco e proteção para Doenças Crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, em 2016, 7,3% da população adulta das capitais brasileiras declararam que bebem e dirigem. No ano anterior, o índice foi de apenas 5,5%, um aumento de 32%, em apenas um ano.

 “É um registro de redução que deve ser perseguido por todos. Acidente de trânsito é um problema que precisa ser enfrentado com muita clareza e determinação de toda a sociedade, pois causa danos às famílias que acabam perdendo seus entes queridos”, alertou o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A ingestão de bebidas alcoólicas é um dos grandes motivadores de acidentes no Brasil, juntamente com o excesso de velocidade e a utilização do aparelho celular ao volante, práticas imprudentes e que continuam a vitimar milhares de vidas todos os anos. Mais de 38 mil pessoas morrem em decorrência de acidentes pelas ruas, avenidas e rodovias do país, ou seja, 105 pessoas perdem suas vidas a cada dia no país, uma média de quatro pessoas mortas a cada hora. Aproximadamente 90% de todos os acidentes de trânsito do país ocorrem devido à falha humana, em atos de negligencia ou imprudência.

Sendo um fator de risco, as políticas públicas tem se mostrado cada vez mais rigorosas com os motoristas alcoolizados. Atualmente o condutor que ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica e for submetido à fiscalização de trânsito está sujeito a multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado, sendo que segundo as novas leis, a pessoa que se negue a realizar o teste do bafômetro está sujeito a uma autuação similar. Confira o vídeo abaixo que mostra algumas das mudanças ocorridas no código de trânsito brasileiro no último ano. 

Apesar dos números preocupantes, o número de mortes no trânsito vem caindo. Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde apontam que em 2015, 38.651 pessoas foram vítimas do trânsito, contra 43.780 óbitos registrados no ano anterior. Entre as causas em que as mortes tiveram redução significativa, estão os acidentes com automóvel e os atropelamentos, com um decréscimo de 23,9% e 21,5%, respectivamente. Entre os motociclistas também houve redução da mortalidade em 4,8%. Pelos números, mais de cinco mil vidas foram poupadas em todo o país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.