Um dos momentos mais indecisos que todo mundo acaba passando na vida é escolher qual carreira seguir. Mas é importante lembrar que não existe certo ou errado nesse tipo de decisão, o que existe são escolhas maduras que devem ser tomadas de forma segura. E com a ajuda de algumas dicas bem simples, ela fica um pouco mais clara e fácil.
É complicado mesmo, seja para quem está fazendo isso pela primeira vez (porque normalmente acontece em uma fase da vida na qual ainda não se tem muita experiência e autoconhecimento) ou até mesmo para quem decidiu mudar de profissão e partir para outra, pois, geralmente, acontece por causa de uma insatisfação quando as coisas não vão muito bem.
Mas, acredite ou não, cerca de 80% das pessoas troca de atividade ao longo da vida. Então, esqueça aquela ideia antiga de profissão para a vida toda. Muitas carreiras sofrem constantes mudanças e, às vezes, o redirecionamento de atividade ou mesmo de carreira se torna inevitável.
Como escolher a profissãoA profissão certa é a que mais se encaixa no seu perfil pessoal e que atende às suas expectativas futuras. Para isso, é preciso levar em consideração alguns aspectos:
Considere preferências pessoais; Analise o mercado de trabalho (quais são as carreiras que estão em alta e as com mercado saturado); Reflita sobre quem é você e quais são seus objetivos; Pense no que você gosta; Reconheça as suas qualidades; Faça um teste vocacional; Pesquise muito sobre as profissões que te agradam; Faça uma lista de prós e contras.Refletir e se empenhar nesses pontos ajuda muito a tomar a difícil decisão de qual carreira profissional escolher.
Administração é um leque aberto de empregosO curso de Administração de Empresas forma profissionais com ampla visão organizacional, com habilidades para desenvolver e implementar estratégias e lidar com processos e atividades empresariais em locais privados, públicos ou do terceiro setor. E ainda desperta o espírito empreendedor e incentiva a responsabilidade social.
Com formação bem generalista, a grade curricular visa formar profissionais capazes de alinhar teoria e prática no ambiente de trabalho, preparados para atuar na gestão, lidando com a razão de ser da organização ou do setor de trabalho que vier a fazer parte para contribuir com o desempenho organizacional.
O administrador é um profissional que, além de poder trabalhar como autônomo (dando consultorias) ou ter seu negócio próprio, ainda pode atuar em organizações de diferentes portes e setores: logística, financeiro, marketing, produção, vendas, recursos humanos etc.
Entre as principais atividades exercidas por administradores de empresas, podemos citar:
Participação em processo seletivo e em treinamento de colaboradores; Coordenação de atividades financeiras; Controle do fluxo de caixa e capital de giro; Tomada de decisões que envolvem investimentos; Definição de estratégias de vendas; Supervisão do processo produtivo; Controle da qualidade dos processos; Gerenciamento do transporte de mercadorias; Liderança de equipes; Parceria com fornecedores.Com ampla possibilidade de atividades no mercado de trabalho, cursar administração a distância é uma excelente oportunidade para quem deseja fazer sua primeira ou segunda graduação.
Pense nisso. Avalie o mercado de trabalho, pense no que você gosta, defina suas prioridades e escolha a profissão.