06/02/2017 às 14h16min - Atualizada em 06/02/2017 às 14h16min

Serviço de Zoonoses alerta população sobre cuidados com a Dengue

Nesta época do ano, período onde as condições climáticas são favoráveis a proliferação do Aedes aegypti, o Departamento de Saúde reforça a necessidade de toda a população redobrar os cuidados para eliminar os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A Prefeitura de São Roque, por meio do Serviço de Controle de Zoonoses, mantém um programa de controle e prevenção permanente do vetor transmissor dessas doenças. Diariamente, são realizadas ações voltadas para a prevenção, como visitas a imóveis e pontos estratégicos, visita casa a casa e acompanhamento de casos notificados.

Apesar de todo esse trabalho, a colaboração de cada morador é fundamental no controle do Aedes aegypti. Segundo o chefe do Serviço de Controle de Zoonoses, Alexandre Silveira, a maioria dos focos e larvas do mosquito recolhidas pelas equipes é encontrada em imóveis particulares

“É importante que a população fique atenta, eliminando os criadouros do mosquito ou denunciando locais suspeitos. Cada morador deve verificar se sua caixa d´água está bem tampada, se as calhas e lajes não estão acumulando água, enfim, se o seu imóvel não está facilitando a vida do mosquito e prejudicando toda vizinhança”.

Silveira chama atenção para outra situação que pode se transformar num problema. “É preciso lembrar também os donos de terrenos para que façam a limpeza, pois no meio do mato pode haver lixo e recipientes com água”.

Na opinião do chefe da Zoonoses, a conscientização da população é o melhor caminho para evitar a proliferação. “Todos nós somos responsáveis pelo ambiente em que vivemos. Se fizermos a nossa parte, o mosquito não terá vez, sua proliferação será reduzida e não teremos a transmissão dessas doenças tropicais tão perigosas e danosas à saúde”.

O Departamento de Saúde destaca que as pessoas com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) devem procurar uma unidade de saúde para ser avaliado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.