19/08/2016 às 11h13min - Atualizada em 19/08/2016 às 11h13min

Preparação dos tapetes das Festas de Agosto une população

A preparação dos tradicionais tapetes das Festas de Agosto é um dos eventos mais marcantes dos festejos de São Roque. Preparados com serragem tingida, os tapetes enfeitam as principais ruas da região central de São Roque com desenhos de todos os tipos, embelezando as vias e marcando o trajeto que será seguido pela tradicional Procissão de São Roque.

Um trabalho que exige dedicação e esmero, mas que é celebrado e une a população, principalmente as crianças, que são as que mais se empolgam para participar. É o exemplo dos alunos da escola EMEIFR Leônidas Antônio de Moraes, do bairro Saboó, que este ano prepararam os tapetes do trecho inicial da Rua Rui Barbosa. "É uma forma de mostrar a elas e incluí-las na tradição da cidade. Elas ouvem falar do aniversário da cidade mas muitas não sabem o que isso significa. É uma atividade importante pois une pequenos de diversas religiões em uma ação que estimula o civismo e a confraternização. Elas adoram", afirmou a professora Salma Valeria Oliveira de Camargo, que há mais de 10 anos leva seus alunos para participarem da produção dos tapetes.

A iniciativa começou e ocorre ainda hoje em parceria com a professora aposentada, Sidnea Capps Garcia que reside na rua e da todo o apoio e suporte para que os alunos conheçam um pouco mais sobre a cultura são-roquense e as próprias Festas de Agosto. Quando começamos, há mais de dez anos, havia crianças que nunca tinham ido às festas. É una forma delas conhecerem e participarem também do evento. Começamos às 5h da manhã e as crianças não usam formas, já que meus filhos fazem os desenhos e elas cobrem com a serragem. Todas se esforçam bastante e gostam de participar", completou a professora.

O resultado final geralmente fica pronto no período da tarde e ao andarmos pelas ruas, vemos que todo o trabalho é recompensado pelo comportamento da população que para admirar e tirar fotos dos desenhos, que homenageiam instituições filantrópicas, a religiosidade da cidade, pontos turísticos e até mesmo acontecimentos nacionais, como é o caso dos Jogos Olímpicos deste ano.

Um trabalho belíssimo e que reflete a união e devoção do povo de São Roque


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.