13/06/2016 às 09h15min - Atualizada em 13/06/2016 às 09h15min

CBA realiza atividades da Semana do Meio Ambiente com a comunidade

Atividades fazem parte do PEA (Programa de Educação Ambiental) e visam conscientizar estudantes da rede municipal de ensino para a gestão de resíduos sólidos e o consumo responsável

Texto e foto: Assessoria de imprensa
Texto e foto: Assessoria de imprensa

A Companhia Brasileira de Alumínio – CBA comemora, de 4 a 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com uma série de ações voltadas para a comunidade de Alumínio, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) – projeto pedagógico que visa incorporar a educação ambiental como valor na população onde a empresa tem operação, promovendo a reflexão e contribuindo para o desenvolvimento local.

 

Uma das atividades que vai agitar crianças e jovens da rede pública municipal de Alumínio é o Desafio Escola Amiga do Meio Ambiente. Os alunos do Ensino Infantil (até cinco anos) serão estimulados a soltar a imaginação para criar o “Mascote Ambiental”. A melhor ilustração ganhará vida ao ser transformada em boneco de pelúcia. A escola e o aluno vencedor irão ganhar um exemplar do brinquedo para desenvolver o tema sustentabilidade ao longo do ano. As escolas de Ensino Fundamental I também vão participar do desafio. Elas terão que desenvolver em sala de aula atividades com o tema “Geração e Descarte Consciente de Resíduos”. A escola mais inovadora irá receber uma placa de reconhecimento e 100 kits de material escolar para distribuir entre os alunos que se destacaram nas ações.

 

Já os estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental II serão desafiados a criar uma campanha de conscientização e dissemina-la na escola e na comunidade. A instituição que mais se destacar ganhará uma placa de reconhecimento e 50 kits de material escolar para presentear os alunos.

 

Todas as ações serão avaliadas por uma equipe técnica da CBA, que analisará aspectos como público mobilizado, materiais utilizados, quantidade e qualidade das atividades desenvolvidas, atividades extracurriculares e adequação ao tema e às normas do edital. As premiações estão previstas para acontecer no dia 9 de junho na Secretaria da Educação de Alumínio.

Uma parceria entre a Dinâmica Empresa Júnior, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Sorocaba, e o grupo de escoteiros Bandeirantes de Alumínio vai dar origem a uma composteira doméstica – local onde o lixo orgânico, como restos de comida e folhas, misturados a bactérias e fungos, se transforma em adubo para plantas. A oficina acontecerá no Centro de Vivência Ambiental (CVA) da CBA, no dia 4 de junho.

 

Participarão da ação as escolas do ensino infantil José Joaquim da Silva, Vicente Botti, Dr. Roberto Ney Novaes Figueredo, João Almeida e a creche municipal Benedita Furquim Dias. Além das escolas do ensino fundamental I e II, Engenheiro Antônio de Castro Figueirôa, Professora Isaura Kruger, Comendador Rodovalho e José Jesus Paes.

 

Conscientização na empresa: A CBA realiza ainda o Desafio Agente Verde, campanha interna que visa promover a conscientização ambiental entre os empregados e terceiros. Por meio do Fale Fácil de Ver e Agir (ferramenta em que os profissionais sugerem, por escrito, soluções em diversos aspectos da empresa), eles deverão apresentar melhorias que resultem em ganhos ambientais, evitem desperdícios e que incentivem o consumo mais consciente de recursos naturais e descarte de resíduos. As três melhores sugestões serão premiadas pelos Gerentes Gerais da área do melhor Fale Fácil.

“Sensibilizar a comunidade e os profissionais reflete o respeito da empresa pelo meio ambiente. Buscamos sempre incentivar atitudes proativas, a criatividade e trabalho em equipe em prol de um objetivo único, neste caso, a redução da geração de resíduos no município e a conscientização para o consumo responsável”, afirma Andressa Lamana, gerente geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Companhia Brasileira de Alumínio– CBA.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.