29/04/2016 às 10h24min - Atualizada em 29/04/2016 às 10h24min

Romaria dos Cavaleiros de São Jorge será realizada neste sábado

Da Redação: Gabriele Pinho
Da Redação: Gabriele Pinho

Neste sábado, dia 30 de abril, será realizada a 87ª edição da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge. Sendo um dos maiores eventos do município, a Romaria faz parte do calendário cultural de São Roque e foi considerada durante a Sessão da Câmara Municipal, no dia 13 de abril de 2015.

O evento levará os romeiros montados em cavalos e charretes de São Roque, até a cidade de Pirapora do Bom Jesus. Porém, antes da saída, será realizado um tradicional café da manhã no CECT Brasital, a partir das 09h. Já a saída dos romeiros está prevista para as 10h30.

Neste ano houve uma mudança na presidência dos Sociedade Cívica e Religiosa Cavaleiros de São Jorge, após a antiga presidente Santina Aparecida César renunciar ao cargo que ocupava há 5 anos. Assim, a nova diretoria foi eleita, tendo Wilson Roberto Silva, conhecido como Chico Aranha, o novo presidente.

Segundo informações da Prefeitura de São Roque, durante o início desta semana foi realizada uma reunião com os membros da comissão organizadora da Romaria para definir os últimos detalhes do eventos. Durante a conversa foi destacado a importância do acompanhamento da Guarda Municipal e Setor de Ambulância, apoio do departamento de Trânsito na saída e chegada dos romeiros, bem como o suporte do Serviço de Zoonoses com caminhões e pontos de hidratação, que deverão funcionar como em 2015. Assim, além dos apoios citados, o evento deverá receber o suporte do departamento de cultura e Turismo, Gabinete, Comunicação, Planejamento e Meio Ambiente.

“Há quase 40 anos vou anualmente à Romaria, e analisando ano a ano, vi o que deu certo e o que podia ser melhorado. Desde 2013, com o apoio dos departamentos da Prefeitura e em parceria com os romeiros, conseguimos implantar muitas melhorias, principalmente na parte de segurança, atraindo o verdadeiro romeiro de volta, junto com sua família. Nesta conversa, todos tiveram a oportunidade de expor ideias e sugestões, e confesso que saio muito feliz. O Chico Aranha vem fazendo um belo papel como presidente e com certeza teremos um belo evento no fim de semana. Que Deus abençoe os Romeiros na jornada até o Santuário em Pirapora”, destacou o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa.

Já em conversa com o JE, o presidente Chico Aranha comenta que neste ano irão tentar levar as bandeiras o máximo que puderem, ao contrário dos anos anteriores, onde as mesas eram guardadas ao chegarem no portal do Guaçu. O almoço será realizado no campo do Ronda e, segundo o presidente, o caminho utilizado será o Ibaté (caminho antigo). Já em questão de segurança, Chico afirma que os carros irão continuar separados dos cavalos, sendo que na bandeira da culatra haverá uma viatura acompanhando a peregrinação, para evitar que os carros ultrapassem o limite permitido.

A volta dos Cavaleiros de São Jorge, de Pirapora do Bom Jesus para São Roque será realizada na manhã de domingo, 1° de maio, após uma missa que será realizada para os romeiros na cidade.


Diretoria dos Cavaleiros de São Jorge se reuniram com o Prefeito de São Roque. (Foto: Divulgação)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.