13/11/2015 às 10h36min - Atualizada em 13/11/2015 às 10h36min

Governo do Estado só ajudará Santa Casa em 2016

A notícia foi dada durante um encontro entre prefeitos da região e autoridades da saúde estadual, ocorrido em São Paulo na quarta-feira, dia 11.

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa

O Governo do Estado somente poderá ajudar financeiramente a Santa Casa de São Roque em 2016. A notícia foi dada durante um encontro entre prefeitos da região e autoridades da saúde estadual, ocorrido em São Paulo na quarta-feira, dia 11. O Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, o Prefeito de Mairinque, Binho Merguizo e do Governante de Araçariguama, Roque Hoffmann, se reuniram com autoridades na Secretaria Estadual de Saúde, em busca de apoio para a Santa Casa. Também participaram do encontro o Secretário Adjunto de Saúde, Wilson Modesto Pollara, o Deputado Estadual, Mauro Bragato, o interventor da Santa Casa, Francisco Tibiriçá, o diretor de Saúde de São Roque, Sandro Rizzi e representantes da Prefeitura de Alumínio.

Na reunião foi apresentada a atual situação da irmandade, que encontra-se com parte de suas atividades paralisadas desde o dia 27 de outubro, prestando apenas atendimentos de urgência e emergência. O projeto de formação de um conselho formado pelos quatro municípios, para o apoio administrativo e financeiro da Santa Casa (matéria abordada na edição passada do Jornal da Economia) foi apresentada ao Secretário Adjunto de Saúde, assim como um pedido de apoio via repasses estaduais, que assim como os federais, caíram em 2015 por conta da crise financeira. 

Segundo nota enviada pela Prefeitura de São Roque, Wilson Pollara afirmou estar ciente da situação crítica da Santa Casa, mas que o Estado, em meio à crise, já destinou todo seu orçamento para a saúde em 2015. Assim, a ajuda estatual somente viria em 2016, por parte do programa “Pró Santa Casa”, recursos do Estado, além um auxilio financeiro na casa de 300 mil reais, divididos em parcelas, o que colaborará com parte das despesas. O Secretário Adjunto de Saúde também teria se comprometido a buscar recursos para a reestruturação da maternidade, com melhorias e investimentos em equipamentos. “Demos mais um passo, e com certeza seguiremos acompanhando esta situação de perto, para o que foi proposto vire realidade”, afirmou o Prefeito Daniel.

A recente crise na Santa Casa tem gerado diversos problemas para os municípios, que passaram a ver seus centros de saúde sobrecarregados, como o caso de Mairinque, que registrou um aumento de 25% no movimento do seu PA.

Entretanto, quem mais sofre com a situação é a população, que acaba passando por diversos problemas para encontrar atendimento na região. Este é o caso da moradora de São João Velho, Gilvania Maria da Silva, que é transplantada e, após passar mal enquanto buscava atendimento em um posto de saúde, foi direcionada para Itapevi quando seu caso não pode ser tratado na Santa Casa. “Tem muita gente doente na cidade e precisamos que a Santa casa esteja aberta a população”, completa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.