02/07/2015 às 11h23min - Atualizada em 02/07/2015 às 11h23min

Advergames – As marcas usando jogos para se destacar

Da Redação - Fotos: Reprodução/Internet
Da Redação - Fotos: Reprodução/Internet

O mercado de jogos digitais vive em constante crescimento desde a criação do saudoso Atari, e vem conquistando cada vez mais consumidores ano após ano. Atualmente, as empresas – que já investiam em designs cada vez mais realistas – buscam muito mais interação entre os jogadores. Afinal, mais emocionante que o embate com a máquina, só a boa e velha rivalidade humana.

Inserido nesse cenário em crescimento estão os jogos online, pois com o avanço da tecnologia e o aumento em número e técnica dos jogadores o segmento segue em plena expansão. Tendo esta ascenção em vista, algumas agências de publicidade em conjunto com desenvolvedores de games produzem o que chamam de Advergames – união de advertisement (publicidade em Inglês) e dos jogos – abrindo um nicho no mercado que foi capaz de movimentar cerca de US$ 3 bilhões só no ano de 2011, e aumenta a cada ano (em 2016, por exemplo, a previsão de movimentação é de U$S 7,2 bilhões).

Esta estratégia para o fortalecimento da marca é um dos caminhos mais interessantes, visto que as mídias atuais sempre buscam maneiras de inovar os formatos tradicionais das antigas plataformas para atingir os novos perfis de usuários, com tempo mais limitado e um perfil muito mais seletivo.

PEPSI INVADERS

 

O primeiro Advergame lançado foi o Pepsi Invaders. Criado em 1983 pela Atari, a pedido da Coca Cola, fez a junção da marca com o game criando uma solução bastante interessante. Um ponto curisos é que mesmo já utilizando todos os conceitos de um advergame, esse termo surgiu quase 20 anos depois.

NATURAL BORN POKER PLAYER

Para quem já se perguntou se leva jeito para jogar Poker, eis um jogo que veio para responder essa e outras perguntas. O jogo Natural Born Poker Player, conhecido no Brasil como Nascido Pro Poker da PokerStars, é na verdade não apenas um jogo criado pelo site de poker online, mas uma série de situações que ajudam a testar as habilidades fundamentais para se dar bem nos jogos de cartas.

São jogos personalizados com situações que colocarão em cheque talentos como o blefe, raciocínio lógico, perspicácia e atenção do jogador. Até agora foram lançados: A Perseguição, O Banheiro e O Envenenador. No ultimo, por exemplo, sua missão está ambientada no século XVIII e durante um tradicional Baile de Máscaras, você deve enganar a todos e envenenar seu embaixador. Pronto para o desafio?

Em breve serão lançados: O Jurado, O Encontro e O Acordo, e após cumprir as missões o jogador poderá acessar as salas e mostrar que é de fato nascido pra jogar poker.

LEGO: CROSSTOWN CRAZE

O jogo da LEGO, que foi lançado em 2008, é uma simples corrida de automóveis de lego, mas com gráficos e a jogabilidade em alta qualidade para os padrões de jogos online da época. A LEGO ja criou jogos mesclando diversas franquias do cinema como Harry Potter, Stars Wars, Indiana Jones e muito mais.

MICKEY MOUSE – GUERRA DE TRAVESSEIROS

Outra grande marca que dispõe de diversos jogos online e continua investindo no segmento é a Disney. No jogo, Mickey, Pateta e Pato Donald se enfrentam em uma guerra de travesseiros dentro de um quarto de hotel. O game pode ser jogado multiplayer,ou seja, por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Um advergame precisa ter conteúdo, ser consistente na sua proposta, além de buscar sempre o fortalecimento da marca para o público alvo. Por isso, eles contam com roteiros onde as marcas envolvidas são condutoras dos enredos e passam a ser parte do que é vivenciado pelos jogadores – algo como o storytelling – que são aplicados de modo interativo e que por isso permitem a inserção do jogador no ambiente.

Dessa maneira, o usuário se sente mais próximo a marca, fortalecendo as relações com uma imagem positiva, fora do lugar comum da publicidade tradicional e abrindo mais um canal de relacionamento com o consumidor.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.