29/06/2015 às 09h58min - Atualizada em 29/06/2015 às 09h58min

Unimed São Roque promove reciclagem de óleo vegetal

O projeto Renovar, desenvolvido pelo Departamento de Sustentabilidade da Unimed São Roque, irá recolher o óleo vegetal utilizado e encaminhá-lo para o Instituto de Educação Socioambiental (IESA) de Sorocaba, que produz sabão em barra e em pó com o produto. A arrecadação com a venda é revertida em donativos para a ONG Coeso (Centro de Orientação e Educação Social), que mantém projetos sociais e atende mais de 300 crianças e adolescentes.

A coleta do material é realizada em todas as unidades da Unimed São Roque.  Para saber mais sobre o projeto da ONG, acesse: http://www.iesasorocaba.com.br/.  

Entenda o problema

O descarte incorreto do óleo de cozinha pode acarretar uma série de problemas ambientais. Se despejado na pia da cozinha, entope o encanamento, sendo necessário um processo químico para desobstrução. Além disso o óleo chega ao esgoto e, posteriormente, aos rios sem nenhum tipo de tratamento. 

Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina um milhão de litros de água. Essa quantia é suficiente para suprir as necessidades de um ser humano por 14 anos. Logo, o despejo de cinco litros de óleo pode estragar a mesma quantia de água que uma pessoa utilizaria em toda sua vida.

Quando descartado no lixo orgânico, afeta o metabolismo de bactérias e micro-organismos e prejudica o processo de decomposição, que transforma os resíduos em nutrientes para o solo. Além disso, o óleo vegetal impermeabiliza o solo, agravando o problema de enchentes, e sua decomposição produz gás metano, causador do efeito estufa.

Descarte correto

A única maneira viável de descartar o óleo vegetal é destinando-o para a reciclagem. Ele pode ser utilizado na produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, no preparo de ração para animais e também de biodiesel. 

Para isso, após utilizar o óleo vegetal, com o auxílio de um funil, despeje-o em uma garrafa PET. Quando o recipiente estiver cheio, leve até um posto de coleta. É importante manter a garrafa vedada e longe do alcance de crianças e animais para evitar acidentes domésticos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.