29/05/2015 às 13h38min - Atualizada em 29/05/2015 às 13h38min

Força Sindical de São Roque critica prefeito e realiza manifesto

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Carlos Mello
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Carlos Mello

Representantes da Força Sindical e membros do sindicato dos funcionários públicos de São Roque realizaram na manhã de quarta-feira, dia 27 um manifesto em frente a Prefeitura de São Roque. Deixando a Av. João Pessoa, os manifestantes partiram em marcha até a Rua São Paulo, em direção a Câmara dos Vereadores de São Roque, onde gritaram palavras de ordem e manifestações de protesto, seguindo pela rua até os portões do estacionamento da Prefeitura da cidade.

Os manifestantes afirmam que, em 2012, uma pauta de seis laudas foi apresentada ao Prefeito Daniel de Oliveira Costa, na época de sua campanha, onde constavam as principais reivindicações da categoria, como Plano de Cargos e Salários regularização dos cartões alimentação. Entre as exigências também está o aumento salarial isonômico e não a criação de uma “casta” dentro do funcionalismo.

As reivindicações teriam sido aprovadas pelo prefeito e protocoladas na prefeitura em janeiro de 2013, porém até o momento as reivindicações não foram cumpridas. "A categoria está insatisfeita. Ele prometeu que trataria esta entidade de maneira diferente o servidor público", afirma a Diretora da Força Sindical, Dalva Domingues de Oliveira. Segundo a diretora a força esta disposta a dialogar com o governo, desde que isto seja feito com o governante e não com seus assessores.

Entretanto os manifestantes afirmam que o prefeito se recusa a receber a diretoria do sindicato, que há algumas semanas tenta sem sucesso uma audiência com Daniel. "Ele diz que não quer tratar com o sindicato e isto não pode acontecer. Estamos em um país democrático e ele tem que nos receber".

Os manifestantes conversaram com alguns membros do governo e após se reunirem deixaram a prefeitura, porém a diretoria do Sindicato afirmou que, se não for recebida pelo prefeito, continuará a se manifestar nos próximos dias visando os interesses da classe que defende. "Existe lei nesta cidade, uma lei a ser cumprida. E é sua (do Prefeito) obrigação legal e moral cumprir as exigências da legislação nacional” afirmou o Presidente do Sindicado dos Funcionários Públicos de São Roque, Ronaldo da Silva, diante da Prefeitura de São Roque.

O Jornal da Economia questionou a Prefeitura de São Roque com relação ao posicionamento do governo sobre as reivindicações da Força Sindical. O governo municipal informou que vem seguindo fielmente o seu plano de governo desde 2013, inclusive enviou inúmeras Leis para a Câmara Municipal, no intuito de corrigir algumas distorções emergenciais, tais como a demandas de redução de carga horária em razão de nova normatização federal. O governo também informa que vem atuando em prol do servidorismo público, listando o plano de carreira da Guarda Municipal, a elaboração de pré-projeto para adequação do plano de carreira dos funcionários da Educação. Também foi informado que a atual gestão concedeu, além da atualização anual, aumento real dos salários para todos os servidores em 2013, 2014 e 2015.

Com relação ao plano de carreira para os funcionários públicos, a administração afirma que a mesma estava suspenso em razão de denúncia no Tribunal de Contas por um vereador da oposição, entretanto, segundo informações prestadas pela Assessoria Jurídica, o processo já está para ser devolvido com a devida aprovação.

“Por fim, cumpre informar que todas as reivindicações que o Sindicato solicitou até hoje, desta Administração, foi atendido, o que ocorre neste momento, são divergências ideológicas que não deveriam nortear a entidade, pois o clima entre a Prefeitura e o Sindicato sempre foi de parceria e amizade, portanto esta Administração aguarda que o bom senso prevaleça e que estas manifestações desnecessárias cessem”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.