27/05/2015 às 15h32min - Atualizada em 27/05/2015 às 15h32min

Entenda como funcionam os sistemas prediais de reúso de água e captação de água da chuva

Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet
Texto: Aline Matos - Foto: Reprodução / Internet

Grandes estados brasileiros já enfrentam o desabastecimento hídrico ou estão prestes a encarar essa realidade. Com a proximidade do inverno e do tradicional período de estiagem, a tendência é o agravamento dos já alarmantes baixos níveis dos reservatórios de água.

É hora de voltar todos os esforços para economia e consumo consciente da água. Veja alguns meios para prédios e condomínios mudarem seus hábitos.

Captação de água da chuva

A água das chuvas que corre pelas calhas pode ser facilmente captada e armazenada em cisternas. Essa água não é potável, portanto seu uso deve se restringir à limpeza.

É necessário que um engenheiro responsável instale a tubulação para a coleta da água das calhas em um reservatório apropriado no subsolo. Para isso, é preciso investir em um sistema de recalque composto por encanamento e bombas de água como estas. Dessa forma, a água armazenada no subsolo volta para torneiras externas na área das garagens e do térreo.

Vale ressaltar que o reservatório deve passar por constante processo de limpeza e manutenção para não apresentar riscos à saúde dos moradores, além de evitar a proliferação de focos do mosquito da dengue.

Reúso de água

A implementação desse projeto requer um pouco mais de investimento e estruturação, mas em médio prazo, é uma alternativa muito válida para a economia de água no prédio.

O sistema de reúso necessita da instalação de uma pequena estação de tratamento de esgoto. Com isso, a água considerada de “uso nobre”, como pias e banho, pode ser tratada e reutilizada para destinos “menos nobres” como descargas, limpeza, etc.

Depois de tratada, a água de reúso recebe um tingimento ou coloração para diferenciá-la da água potável no sistema de encanamento. Geralmente é adicionado um corante azul para sua identificação instantânea.

Esses recursos já estão presentes nas indústrias e vêm se tornando uma opção viável para fins residenciais. No aeroporto de Cumbica, por exemplo, a água utilizada para lavar os aviões é tratada e volta para o sistema de abastecimento dos banheiros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.