06/05/2015 às 10h08min - Atualizada em 06/05/2015 às 10h08min

Prefeitura de Cotia assina contrato do Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Assessoria de Imprensa
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Assessoria de Imprensa

O Governo do Estado de São Paulo disponibiliza para os municípios o FEHIDRO, Fundo Estadual de Recursos Hídricos, que tem o objetivo de financiar programas e ações na área de recursos hídricos, de modo a promover a melhoria e proteção dos corpos d´água e de bacias hidrográficas. Na última semana, Cotia foi contemplada com um investimento que subsidiará a primeira parte da elaboração do Plano de Macrodrenagem da Bacia do Rio Cotia e do município.

O evento de assinatura dos contratos, que aconteceu na última quarta-feira (29/04), foi conduzido pelo governador Geraldo Alckmin. “Agradeço a todos os prefeitos presentes e peço para que o recurso seja usado da melhor maneira possível, contribuindo para que o cenário hídrico do Estado seja beneficiado”, ressaltou.

O prefeito de Cotia, Carlão Camargo, esteve no Palácio dos Bandeirantes para oficializar o convênio, que também foi assinado pelo Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado e também Presidente Mundial do Conselho das Águas, Benedito Braga. “Este contrato trará inúmeros benefícios à cidade, principalmente porque temos um papel importante no sistema de abastecimento da região. Mapeamentos de diversas características ambientais já foram desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e serão melhorados com a vinda do recurso”, afirmou Carlão.

O deputado estadual Marcio Camargo, que já esteve à frente da Secretaria de Meio Ambiente de Cotia, acompanhou o prefeito no evento e declarou sua satisfação em participar deste momento. “É um investimento importante e necessário para nossa região, uma vez que abastecemos mais de 500 mil pessoas”, afirmou Marcio.

A primeira meta do plano é realizar um levantamento, geração e organização de dados. Esta fase será divida em três etapas:

1ª Mosaico de imagens de satélite e Modelo digital de terreno;

2ª Dados geográficos vetoriais e dados hidrológicos.

Já a segunda meta do projeto implicará na geração de produtos finais, divididos entre produtos cartográficos (banco de dados geográficos e SIG) e diagnóstico socioambiental (relatórios de meio físico, meio biótico, socioeconômico e de uso e ocupação do solo).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.