29/04/2015 às 16h16min - Atualizada em 29/04/2015 às 16h16min

CBA apoia campanha do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alumínio

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

A Votorantim Metais – CBA acredita que a gestão social de seus negócios, associados à estratégia e ao investimento social externo, são capazes de alavancar os resultados de suas operações. Neste sentido, e em sinergia com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Alumínio e os Conselhos Municipais, promove ações que visam o empoderamento da comunidade e o fortalecimento de políticas públicas sólidas, em especial no que tange a garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Em linha com esse objetivo, a empresa está apoiando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na divulgação de sua campanha de arrecadação. O foco da campanha é que pessoas físicas doem parte de seu Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Alumínio, um fundo que é gerido em conjunto pelo Poder Executivo e a Sociedade Civil Organizada, por meio de ONGs, e que tem como objetivo fomentar as políticas de defesa do Estatuto da Criança e Adolescente e financiar projetos e iniciativas que visem fortalecer esta rede de garantia de direitos.

Os empregados da Votorantim Metais – CBA receberam as informações necessárias para entender como podem viabilizar a doação no momento da declaração do Importo de Renda, que pode ser feita até o dia 30 de abril. “O objetivo ao estimular que nosso público interno participe dessa campanha é mostrar que atitudes simples podem contribuir para um bem maior, e promover o hábito de sermos agentes de mudança nos municípios em que residimos. Queremos incentivá-los a observar o entorno, olhar para a comunidade em que vivem e atuarem como cidadãos participativos”, conta a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa, Andressa Lamana.

Mais ações com o CMDCA. A Votorantim Metais – CBA apoiará o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente através de consultoria especializada em Investimento Social e políticas públicas de garantia de direitos para atuar junto aos atores sociais do município durante todo o ano de 2015.

O objetivo será promover um modelo de atuação conjunta mais eficiente, com destaque para o fortalecimento de vínculos e a otimização da atuação de entidades sociais. Mais do que atuar junto ao jovem, capacitar e organizar o trabalho conjunto entre todos os membros que compõem a Rede de Assistência Social do município, o projeto permitirá o melhor atendimento das carências, além de aumentar a eficiência no encaminhamento e atuação envolvendo não só os jovens, mas também a família, de forma completa e integrada.

Serviço:

Para fazer a doação de parte do Imposto de Renda para o CMDCA, no momento do preenchimento da declaração, basta seguir os passos descritos abaixo. Qualquer pessoa pode fazer a doação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4715-7801, com Liliane Almeida, do Centro de Referência de Assistência Social de Alumínio – CRAS.

1. Escolher a opção de declaração “Por Deduções Legais” e não “Por Desconto Simplificado”. Somente é possível fazer a doação quando o contribuinte faz a opção por “Deduções Legais”;

2. Após a declaração estar completamente preenchida, deve-se ir até a barra lateral de opções e, em RESUMO DA DECLARAÇÃO, clicar em DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA.

3. Para cadastrar a doação, deve-se selecionar NOVO, e, em “Tipo de Fundo”, escolher MUNICIPAL. Depois escolher o Estado “SP – São Paulo” e a cidade de “ALUMÍNIO”.

4. Em seguida, basta digitar o VALOR desejado para doação - Destacando que o próprio programa calcula qual é o valor máximo possível para doação do imposto a pagar/pago, que é limitada a 3%.  No lado direito da tela o software calculará automaticamente o valor disponível.  Basta, então, clicar em OK para encerrar. É importante preencher toda a declaração antes, pois somente assim o programa conseguirá calcular quanto poderá ser doado, com base no quanto terá que a pagar ou foi pago/retido na fonte.

5. Seguindo, na barra lateral, ainda no Resumo da Declaração, deve-se clicar em CÁLCULO DO IMPOSTO. Em seguida, aparecerá o valor da doação no campo DEDUÇÃO DE INCENTIVO.

6. A seguir, na barra lateral, deve-se selecionar IMPRIMIR e, depois, clicar em DARF – DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA para gerar a DARF da doação - Destacando que, mesmo doando parte do IR retido na fonte, precisa-se pagar a DARF, que será restituído posteriormente.

7. Por fim, o sistema irá gerar a DARF – sob o código 3351, que é uma guia para pagamento até 30/04/2015 na rede bancária. Quem tiver imposto a pagar (e não tiver apenas retido na fonte) também terá outro DARF a gerar (do imposto restante) disponível no menu IMPRESSÕES.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.