06/03/2015 às 10h14min - Atualizada em 06/03/2015 às 10h14min

Empresas são notificadas por crime ambiental em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

Recentemente duas empresas foram notificadas pela Prefeitura de São Roque por suspeita de cometerem crime ambiental na região do bairro Maylasky. As duas empresas, com sede em Vargem Grande Paulista e no Bairro Vila Nova, em São Roque, foram flagradas por fiscais da Administração Municipal que notificou a Polícia Ambiental e o Ministério Público sobre o caso.

Segundo a prefeitura, o primeiro caso aconteceu no dia 20 de fevereiro, quando após a denúncia de desmatamento em uma área verde na Estrada Velha, que liga os bairros Gabriel Piza e Maylasky, fiscais da prefeitura se dirigiram ao local para averiguar o fato. Ao chegarem à região, os funcionários viram que homens portando serras elétricas e operando um maquinário para auxiliar o corte já haviam derrubado centenas de arvores.

Ao abordarem os suspeitos, os mesmos afirmaram que estavam realizando uma limpeza no local e que as arvores seriam vendidas. Ao checarem a informação, os fiscais descobriram que não havia nenhum pedido ou protocolo relacionado à derrubada de árvores na área. Diante dos fatos, os funcionários da prefeitura suspenderam a ação e notificaram os órgãos competentes.

Um levantamento ainda está sendo feito pela Prefeitura para saber ao certo o  nível do impacto ambiental ocorrido no local, cujo desmatamento chocou a população da região. “É assustador ver a quantidade de árvores que foram derrubadas. E o pior, nem sei o porque. Se é que essa devastação tem algum motivo. Já disse aqui e repito, estão acabando com São Roque”, afirmou a moradora Aline Mota, em um depoimento na rede social Facebook.

O segundo caso ocorreu no dia 03 de março, quando um caminhão foi flagrado pelo departamento de Meio Ambiente do município jogando entulho em uma nascente localizada no bairro Maylasky, próximo à obra de um novo campo de futebol no bairro. Ao se dar conta da infração, o motorista do caminhão foi abordado pelo Diretor de Meio Ambiente, que fotografou o veículo. A Guarda Civil Municipal foi chamada para elaborar um Boletim de Ocorrência e obter informações do condutor do veículo, que afirmou não saber que existia uma nascente no local.

Segundo a administração, análises feitas mostram que a empresa possa ter jogado cerca de 10 toneladas de entulho no local. O lixo é composto de plásticos, ferros e restos de materiais de construção. A Prefeitura notificou a o motorista que deve retirar todo o material despejado.

No caso de reincidência em infração por danos contra a natureza, a multa estipulada é de R$ 16.500,00.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.