23/01/2015 às 09h32min - Atualizada em 23/01/2015 às 09h32min

Famílias invasoras deixam Conjunto Habitacional Lago dos Patos

Matéria: Rafael Barbosa/ Gabriele Pinho - Fotos: Gabriele Pinho
Matéria: Rafael Barbosa/ Gabriele Pinho - Fotos: Gabriele Pinho

A reintegração de posse do Conjunto Habitacional Lago dos Patos ocorreu na manhã da última quinta-feira, dia 22, no Bairro Paisagem Colonial. A operação teve início às seis horas da manhã e contou com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, equipes do SAMU, além de membros da Guarda Municipal e Assistência Social. Também era possível notar a participação ativa do helicóptero águia, além de membros da cavalaria da Polícia Militar, que também trouxe cães treinados para a operação.

Apesar de todos os cuidados adotados pelas autoridades, a operação ocorreu sem quaisquer inconvenientes. “As operações se iniciaram as seis horas da manhã e aproximadamente uma hora e meia depois a área já havia sido reintegrada a administração. Podemos afirmar que foi reintegrada a posse (do local) a Prefeitura de São Roque”, afirmou o Chefe de Assuntos Civis da Polícia Militar da região de São Roque, Cap. João Carlos de Souza.

Enquanto membros da PM realizavam um patrulhamento pelo local, outros policiais adentravam cada uma das casas, devidamente acompanhados dos oficiais de justiça. Entretanto das 152 famílias que invadiram o conjunto habitacional, em meados de 2014, apenas 18 ainda permaneciam no local no momento da reintegração, sendo que todas deixaram o local sem confrontos com as autoridades.

“Tendo em vista o planejamento  prévio, as famílias já haviam sito notificadas e desta forma grande parte delas já havia deixado o local e as que permaneceram deixaram as residências sem oferecer qualquer resistência”, afirma o policial Souza.

Toda a ação foi acompanhada de perto por funcionários da Assistência Social, que orientavam os moradores ainda presentes como proceder em cada caso. De acordo com a Diretora da Assistência Social de São Roque, Fabíola Brandão Averoudi, que participou das negociações com as famílias invasoras desde o primeiro dia de invasão, os moradores sempre tiveram a esperança de que poderiam permanecer no local, embora o fato nunca tenha sido encorajado pelas autoridades. “Pelos nossos levantamentos, seis das famílias que permaneceram aqui não tem para onde ir de imediato, logo nós faremos o acolhimento delas. Elas irão para o Ginásio de Esportes Quintinão, enquanto a Assistência Social fará todo um trabalho especifico para cada caso”, afirma.

Para as famílias, agora somente resta procurar uma nova moradia e em conversa com a redação, muitos já estão procurando ajuda de parentes. “É complicado, ninguém queria estas casas e agora que estávamos cuidando delas, eles nos tiram”, afirma uma moradora que preferiu não ter seu nome divulgado e que irá morar com a mãe.

Segundo o Chefe de Gabinete da Prefeitura de São Roque, José Eduardo Charbel, a entrada das casas será selada e tanto a Policia Militar quando a Guarda Municipal farão patrulhas constantes no local com o intuito de impedir novas invasões. Uma perícia deve ser feita em todas as casas para avaliar os danos ocasionados com a invasão, já que muitos moradores depredaram as residências ao deixarem o local, levando ou destruindo janelas, portas e telhados. Com a avaliação a Prefeitura afirma que poderá dar continuidade ao processo de entrega das residências aos verdadeiros donos, embora Charbel tenha afirmado que não há condições de estipular prazos neste momento. “Faremos uma avaliação técnica, com o departamento de planejamento para depois buscarmos a ajuda com o Governo do Estado e instituições que possam oferecer este auxilio ao governo do município, para que de maneira verdadeira o Conjunto Lago dos Patos seja entregue de maneira digna à população”, completa.

Acompanhe também nossa reportagem em vídeo sobre o assunto através do link.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.