17/10/2014 às 15h37min - Atualizada em 17/10/2014 às 15h37min

Um jornalista em Nova York – parte 1

Da Redação: Carlos Mello - Fotos: Carlos Mello/ arquivo pessoal

Um grupo de jornalistas seguiu para Nova York na noite de segunda-feira, dia 06 de outubro com a missão de conhecer o Aeroporto Executivo Internacional  Teterboro e  o Woodbury Outlets, o maior do mundo.

Na viagem estavam os jornalistas: Eduardo Santinon, editor chefe do jornal Cruzeiro do Sul, pelo SBT Sorocaba o repórter Nohlan Hubertus Scholzel e o cinegrafista Eduardo Tadeu Palota, de São Roque estavam Osmar Henrique Villaça Boccato do jornal O Democrata e eu, Carlos Mello do Jornal da Economia.

Depois das 10 horas de viagem, chegamos ao Aeroporto JFK em Nova York por volta das 8horas da manhã.

Foi uma viagem tranqüila, com muita integração dos jornalistas e animação.

Ali no aeroporto já notamos uma diferença com o Brasil, ou seja, o transporte público funciona.

O turista, ou mesmo quem viaja a negócios pode contar com o AirTrain, um monotrilho que interliga, de graça, os oito terminais do JFK. Pagando U$ 5, você pode deixar o monotrilho e fazer uma baldeação com o trem ou metrô.

O trem daLIRR (Long Island Rail Road) é o meio de transporte mais rápido entre o aeroporto e Manhattan: são 20 minutos até a Penn Station, na rua 33 com 7a. Avenida. As partidas são bastante freqüentes.

Outra opção de transporte é a NYC Airporter,  concessionária de transporte de ônibus dos aeroportos que servem Nova York. De meia em meia hora sai um ônibus que passa por todos os terminais

Outras opções são os táxis ou  Vans você pode negociar ainda no Brasil, antes da viagem.

Mas voltando a nossa viagem, seguimos numa Van até o Aeroporto de Terteboro em New Jersey onde começaria nossa reportagem.

Depois da entrevista coletiva, seguimos para o Central Valley, ou Vale Central que é uma aldeia em Orange County, em New York, fica na parte sul da cidade e vila de Woodbury, onde está localizado o outlet.

Ficamos no Hotel Hampton Inn, muito próximo  do Woodbury Outlets, aproveitamos para conhecer um pouco desse paraíso de compras no mesmo dia.

Lá era tudo muito tranqüilo, parecendo até a nossa querida São Roque, tudo muito sossegado, sem a loucura

Na quarta-feira, dia 08 de outubro, passamos o dia no Outlet, visitamos lojas, entrevistamos visitantes e percebemos que em pleno meio de semana, muitos brasileiros estavam lá, comprando.

Até nós jornalistas aproveitamos algumas ofertas, afinal no Brasil os impostos consomem nosso rico dinheirinho.

Na quinta-feira de manhã, seguimos para Manhattan, ficamos no Park Lane Hotel, bem em frente ao gigantesco Central Park, tão conhecido nas telas do cinema e da televisão.

Aproveitamos para trabalhar, realizar entrevistas e conhecer um pouco desse mundo doído que é Nova York com muito trânsito, barulho, sirenes da polícia, bombeiros, mas com um detalhe, fluindo bem e com respeito ao pedestre.

Visitamos a  loja da Aple, ali na 5ª Avenida, seguimos para a Times Square, área formada na confluência e cruzamentos de duas grandes avenidas da cidade de Nova York, uma grande praça ou largo, com vários cruzamentos e esquinas.

A região está localizada na junção da Broadway com a 7ª Avenida, na região central de Manhattan.

É uma grande área comercial, onde todos os prédios exibem letreiros luminosos gigantescos e filmes  com publicidade.

Lá vimos muita gente fotografando, cenas pitorescas e exibicionismo como pessoas fantasiadas de Super Heróis. Tinha uma Mulher Maravilha por exemplo com os seios a mostra e com a bandeira dos Estados Unidos colorindo seu corpo.

Em outra cena, um jovem carregava uma placa com uma mensagem de que a TV polui o cérebro do ser humano, outras mensagens no meio daquela multidão falavam também de Jesus.

Na sexta-feira, dia 10 continuamos nossa caminhada pelas Avenidas e ruas de Nova York, os jornalistas viraram turistas naquela cidade grande e todos visitaram lojas, passearam e fizeram compras.

O nosso vôo de volta ao Brasil  pela American Airlines, saiu na noite de sexta-feira do aeroporto JFK, com um pouco de turbulência na volta, (coisa que sinceramente, nunca me acostumo e o frio na barriga é sempre grande) mas depois de uma hora tudo voltou ao normal.

Chegamos em Gurarulhos  na manhã de sábado, dia 11 de outubro e depois um veículo nos trouxe para a nossa querida São Roque onde fomos carinhosamente abraçados pelas nossas famílias.

A semana que vem vamos falar um pouco mais das nossas entrevistas e alguns comentários de Nova York.