28/07/2017 às 10h29min - Atualizada em 28/07/2017 às 10h29min

Prefeitura de São Roque anuncia inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto para agosto

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: divulgação

A Prefeitura de São Roque anunciou que a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto deve ocorrer no dia 14 de agosto. A obra localizada no bairro Guaçu é realizada pela Sabesp, com um custo aproximado de R$ 62 milhõese  deve trazer melhorias tanto para a qualidade de vida do são-roquense, quanto para o meio ambiente da cidade.

A estação é uma promessa antiga que teve início na década de 90, com o primeiro contrato firmado com a empresa Araguaia. O contrato foi rescindido na época, deixando a obra parada até 2012, quando os trabalhos foram retomados sob novas diretrizes. Atualmente construída através de um consórcio das construtoras Criciúma e Cappellano, a estação deveria ter sido concluída no final de 2016, entretanto as obras se estenderam até este ano.

“A empresa está realizando as últimas ações nos rios Guaçu, Aracaí e Carambeí, com o objetivo de interligar todas as redes de esgoto destes locais aos coletores que levarão até a Estação de Tratamento”, afirmou a prefeitura.

Segundo José Cicero de Sá, Gerente do Setor de São Roque da Sabesp, além da ETE do bairro Guaçu, que é o principal empreendimento, uma outra estação localizada no bairro do Carmo (que já funciona em caráter de teste) também deve entrar em funcionamento no mesmo dia e com o funcionamento destes dois empreendimentos cerca de 63% do esgoto de São Roque será tratado, sendo que este percentual será elevado gradativamente até aproximadamente 75% ainda na primeira fase.

“Será uma melhora sem precedentes na qualidade de vida da população e também do meio ambiente, onde os benefícios também serão sentidos de forma perceptiva logo nos primeiros meses de trabalho das estações de tratamento. Acredito que será um momento histórico para São Roque”, disse Cícero ao falar sobre a estação em reportagem realizada anteriormente sobre o empreendimento.

A primeira fase contemplará a área central e os bairros coligados, além de Maylasky e São João Novo, e no segundo momento serão contemplados os bairros Paisagem Colonial, Vinhedos, Campininha e Canguera, pois o projeto já está pronto com as licenças ambientais autorizadas e o processo de licitação em andamento.

Uma segunda obra deve ser licitada até o final do ano, para a construção de uma estação elevatória que irá levar o esgoto de regiões dos bairros Parque Aliança e Goianã, sendo que quando esta obra estiver concluída cerca de 90% do esgoto da cidade estará sendo tratado. O último estágio será a de obras para tratar o esgoto de bairros mais afastados como Mombaça e Pavão, onde estudos já estão sendo feitos.

“Com a inauguração da ETE, São Roque realiza um antigo sonho que é ter seus rios despoluídos, além de melhorar a qualidade de vida da população, afinal somos uma estância turística que tem no meio ambiente sua principal riqueza, e a preservação deste depende de ações do governo que vão encontro aos anseios de toda a comunidade”, afirmou o Prefeito Cláudio Góes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.