19/06/2017 às 13h48min - Atualizada em 19/06/2017 às 13h48min

Programa Meio Ambiente nas Escolas lança Campanha "Lugar de óleo de cozinha usado é na escola"

- Foto: divulgação
- Foto: divulgação

O programa Meio Ambiente nas Escolas, está presente em 100% das escolas municipais de Mairinque para incentivar a Educação Ambiental junto aos alunos e na comunidade do entorno.

A Cargill, o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e a Preserva Recicla, em parceria com a Secretaria de Educação e Departamento do Meio Ambiente, tem levado a importância da reciclagem de óleos comestíveis usados e a sensibilização da coleta seletiva para os alunos, que são beneficiados diretamente com as ações.

Desde a implantação do Programa na rede municipal, mais de 2 mil litros de óleo residual foram coletados e cerca de mil embalagens recicláveis como PETs, Tetra Pak e latinhas de alumínio foram transformadas em outros objetos.

Em 2017, iniciou-se uma articulação para o lançamento da campanha "Lugar de óleo de cozinha usado é na escola" e, na sexta-feira (2), uma reunião entre os idealizadores do Programa, representantes das Secretarias Municipais de Educação e Departamento do Meio Ambiente, e os diretores da rede municipal de ensino, foram observadas as principais ações a serem realizadas.

A expectativa é que toda a cidade seja impactada por uma forte comunicação, envolvendo distribuição de folhetos em todas as residências, funis e imãs interativos como material de apoio às ações educacionais, além disso, todos os pontos de coleta serão sinalizados com faixas e banners visíveis ao munícipe, que se sentirá estimulado a realizar a correta separação e descarte do resíduo de óleo vegetal nas escolas municipais que se pontos de coleta.

Para Márcio Barela, gerente de sustentabilidade da Cargill, um dos maiores benefícios do Programa para o meio ambiente é a não poluição de rios e mananciais causada pelo descarte incorreto do resíduo. “Por meio da Ação Renove o Meio Ambiente, a Cargill oferece ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado. Atualmente, contamos com 770 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros e estamos completando 2 milhões de litros de óleo residual que deixaram de poluir 50 bilhões de litros de água”, ressalta.

Cada litro de óleo é revertido em R$ 0,40 (quarenta centavos) às Associações de Pais e Mestres contribuindo para o fortalecimento das atividades escolares. O comércio que faz uso de grande quantidade de óleo vegetal também pode contribuir com a campanha, escolhendo uma unidade escolar para ser beneficiada com os resíduos coletados.

Participe! Seja um agente protetor do meio ambiente. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.