14/06/2017 às 15h17min - Atualizada em 14/06/2017 às 16h17min

Confira dicas para melhorar seu sinal wifi

A tecnologia wifi está em constante evolução e uma das formas de garantir a melhor rede sem fio é investir num bom roteador.

A Internet está cheia de truques para melhorar o sinal do WiFi: usar papel laminado, latinha de cerveja, raladores e até garrafa pet, mas não há evidências de que esses artifícios de fato funcionam. Além dos truques caseiros, há procedimentos que fato otimizam o funcionamento das redes sem fio. Confira algumas dicas:

 

Mantenha seu roteador atualizado

 

A tecnologia wifi está em constante evolução e uma das formas de garantir a melhor rede sem fio é investir num bom roteador. Equipamentos mais modernos necessariamente funcionam melhor. Porém, além de comprar um roteador novo, é bom ficar atento à capacidade de transferência de dados que o modelo suporta.

 

No mercado, há roteadores classificados pela capacidade de transmissão em A, B, G, N e AC. Os modelos A e G funcionam com velocidade de 54 Mbps, enquanto o B com taxa de 11 Mbps; ambos estão defasados em velocidade de transferência de dados. O modelo mais indicado é o N, com velocidade de 600 Mbps e compatível com a maioria das placas de rede existentes hoje. Já o modelo AC é o mais eficiente, com taxa de transmissão de 1 Gbps, mas para utilizá-lo, é preciso ter uma placa de rede compatível. Além do hardware, é necessário verificar se o software do roteador está constantemente atualizado.

 

Escolha outro lugar para o roteador

 

O sinal está fraco? Uma alternativa é verificar se o roteador está posicionado corretamente. O indicado é colocá-lo em um lugar alto, sobre um móvel ou pendurado na parede. Se acredita que o objeto está interferindo demais na decoração da sua casa, tente deixá-lo o mais alto possível, porém num local discreto, onde os cabos não apareçam. O ideal é instalá-lo em um local central da casa, para garantir a maior abrangência possível. Vale lembrar que não adianta apontar a antena do roteador para o local onde está o computador, o notebook ou o celular. A antena deve estar sempre apontada para cima.

 

Troque de banda

 

Os roteadores de rede sem fio das nossas casas podem funcionar transmitindo dados via onda de rádio em duas larguras de banda distintas. O problema é que, nas residências, há uma boa quantidade de aparelhos eletrônicos que também ocupam uma banda de transmissão de rádio, como micro-ondas, babás eletrônicas, câmeras de segurança, bluetooth, telefones sem fio e até o wifi do vizinho. A maioria desses aparelhos funcionam em 2.4 GHz e uma opção é reconfigurar seu roteador para que opere em 5GHz, para menos interferência. Uma forma de descobrir por qual banda seu aparelho está transmitindo é utilizando o aplicativo Wifi Analyzer, disponível para Android. Depois, basta entrar nas configurações do roteador e fazer a mudança.

 

Objetos funcionam como obstáculos para o sinal do Wifi

 

Além da interferência na banda, a qualidade do sinal de wifi pode ser prejudicada por objetos corriqueiros que funcionam como obstáculos. Micro-ondas e telefones sem fio são os maiores vilões, mas também vale a pena observar a presença de portas de metal, água - em aquários, por exemplo - espelhos, parafusos, gaveteiros de arquivos feitos de metal, lâmpadas de halogêneo, vidro, tijolo e concreto. Mantenha o caminho livre e deixe o wifi passar.

 

Extensores podem ajudar

 

Este aparelho não aumenta a velocidade da internet, mas expande o sinal para áreas que o roteador não consegue atuar sozinho. Os extensores de wifi também são conhecidos como repetidores de sinal e replicam as ondas vindas do roteador, garantindo que a internet chegue a um cômodo mais distante. São encontrados a vários preços no mercado e possuem diversos designs, feitos para serem ligados numa tomada na parede e ali mesmo fazer o trabalho.

 

Mantenha a segurança da rede de Internet

 

Para evitar navegantes indesejados na sua rede, o ideal é ter uma senha no wifi. Os protocolos de segurança mais utilizados atualmente são o WPA e WPA2. Uma dica importante é criar senhas que misturem letras e números e evitar que o nome da rede indique de onde o sinal vem, como "Wifi do fulano" ou "Apt404". Se nada disso resolver, você pode limitar o número de aparelhos que seu roteador suporta, apelando para o media access control (MAC), disponível nas configurações do aparelho.

 

Aplicativos que roubam a banda

 

Há aplicativos usados em computadores e celulares que podem comprometer o sinal da rede sem fio, causando lentidão em outras atividades. Normalmente, são programas de download, jogos online e streaming de vídeo que puxam grande quantidade de dados, deixando pouco para as demais tarefas. A dica é usar uma ferramenta de qualidade de serviço chamada QoS (quality of service). Ela atua priorizando a transferência de dados, conforme a vontade do cliente e está disponível na maioria dos roteadores wifi.

 

Evite o aquecimento

 

Já viu como o roteador pode travar do nada? Uma das causas é o superaquecimento. Reiniciá-lo de tempo em tempo vai restaurar a saúde do equipamento.

 

Se após fazer todos os procedimentos seu wifi continua ruim, é hora de pensar em trocar seu plano de Internet.  Procure por serviços que oferecem planos com alta velocidade. A NET oferece serviço de banda larga através da com conexão robusta e estável para garantir uma navegação agradável, ágil e sem travamentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.