Uma das formas mais assertivas de estreitar o relacionamento com o público-alvo, e alavancar vendas pela internet, é realizar campanhas de e-mail marketing eficazes. De acordo com um estudo compilado pela Hubspot, 74% das pessoas gostam mais de receber comunicações de empresas por e-mail.
Por esse motivo é importante aproveitar o correio eletrônico para conquistar prospects e fidelizar clientes. Para isso, o ideal é enviar conteúdo relevante de qualidade regularmente.
Mas, criar mensagens originais e atraentes, que contêm informações que o destinatário realmente tem interesse em consumir, ainda é um desafio para profissionais de marketing e empreendedores.
Como criar campanhas de e-mail marketing de sucessoA automatização completa do e-mail marketing é o primeiro passo para alavancar vendas e melhorar o relacionamento com as audiências. Hoje em dia existem plataformas online que permitem o usuário criar não só conteúdo relevante customizado, mas também elaborar layouts responsivos de qualidade.
Segundo a All In, que oferece soluções tecnológicas para marketing digital de relacionamento, é possível aumentar o retorno sobre investimento (ROI) em até 30% só com campanhas de e-mail marketing eficazes. Ou seja, automatizadas e com conteúdo relevante para as audiências.
6 dicas para criar conteúdo de qualidade e alta relevância Entenda para quem você está escrevendoDefinição de persona é indispensável para criar conteúdos relevantes e atraentes para seus leads. Para isso, é preciso pesquisar bastante para entender de verdade quem é o target para o qual você irá desenvolver sua campanha de e-mail marketing.
Personalização das mensagensEssa é uma dica de ouro para quem deseja criar conteúdos relevantes. Quanto mais personalizada sua mensagem estiver, maiores são as chances do destinatário, não só ler seu texto, como ainda comprar o produto ou serviço informado.
Mas, como personalizar seu conteúdo? O pulo do gato é usar a tecnologia ao seu favor. Existem recursos de e-mail marketing como o Remarketing Blast, da plataforma All In, que customiza automaticamente as informações de acordo com os comportamentos dos destinatários. Apenas essa automatização já garante o crescimento de até 60% da receita.
Tom de voz corretoA linguagem adequada é capaz de gerar identificação e engajamento. Esse é um ponto que, se mal trabalhado, impede qualquer conteúdo (por mais qualidade que tenha) de ser realmente relevante.
Utilidade do conteúdo é indispensávelPara que estou entrando em contato com você? De onde você me conhece? Essas são as primeiras informações que precisam estar claras na sua comunicação com os leitores do seus e-mails.
Conteúdo relevante precisa ser esclarecedor. Dessa forma, é indispensável que seu texto esteja bem escrito e esclareça as principais dúvidas das personas. Para conseguir isso, vale a pena pesquisar tanto com os vendedores da empresa e SAC, quanto analisar o que a concorrência tem feito.
Recompensa digitalNada mais motivador do que uma recompensa. Mas, ela também faz parte da utilidade dos conteúdos de e-mail marketing. O que seus leitores gostariam de ganhar? Como facilitar a vida deles? Confira algumas ideias de recompensas digitais:
E-books Links para Tutoriais Planilhas Cupons de descontos para produto Textos informativos
Junto com a recompensa digital é a melhor estratégia para quebrar o gelo com os leitores. Para conseguir engajamento, é preciso variar o tipo de conteúdo enviado. Os textos informativos são ótimas opções desde que tenham call to action.
A dica é usar conteúdos do seu blog, enviar vídeos que esclarecem dúvidas para seus destinatários, etc. O objetivo é ajudar seu target e direcioná-lo, por meio de links, para o produto ou serviço que você deseja vender.