27/03/2017 às 11h18min - Atualizada em 27/03/2017 às 11h18min

Prefeitura abre novas turmas de musicalização para crianças de 3 a 9 anos

- Foto: divulgação
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A Prefeitura, por meio da Divisão de Cultura, após muitos pedidos, vai expandir as aulas de musicalização para crianças até 9 anos de idade.  As aulas serão ministradas às quintas-feiras, às 16h30 para crianças de 3 a 5 anos; às 17h30 para crianças de 6 a 9 anos. Nas sextas-feiras às 8h30 para crianças de 6 a 9 anos e às 9h30 para crianças de 3 a 5 anos. As inscrições devem ser feitas na Escola Livre de Artes de Mairinque (ELAM), na Avenida José Maria Whitaker, 471, Jardim Cruzeiro. Para se inscrever basta entregar na ELAM 1 foto ¾, cópia do RG ou certidão de nascimento, cópia do RG do responsável e comprovante de residência.

As aulas, que terão duração de 60 minutos, terão turmas de até 15 alunos, que desenvolverão o cantar, tocar instrumentos de percussão e para os maiores de 6 anos a flauta doce. O projeto de musicalização para bebês começou no mês de fevereiro e tem sido um grande sucesso e, por isso, a Divisão de Cultura resolveu abrir mais turmas e atender a mais idades.

Para as professoras de musicalização, Marimarta Cardoso Veras, Keilah Sandra Ramos Garcia e Sheila de Campos Monteiro, apesar de haver muitos questionamentos com relação ao trabalho de musicalização com bebês desde tão cedo, nessa idade eles já estão prontos para aprender. “Estudamos muito isso, e muitos pesquisadores são enfáticos com relação à aprendizagem dos bebês, que ainda durante a gestação, já estão envolvidos com o universo sonoro, através de sons provocados pelocorpo da mãe e que chegam até o útero, como o sangue fluindo, a respiração e os movimentos intestinais. Nessa fase intrauterina, a voz materna também é um materialsonoro significativo e referência afetiva para o bebê”, destaca a professora Marimarta.

Na musicalização de bebês, o objetivo não é que o desenvolvimento musical seja um produto final, mas, sim, um processo contínuo ao longo da vida. O intuito primordial é oferecer vivência musical qualificada, de modo que o bebê tenha uma base consistente para iniciar a construção de seu conhecimento musical através da prática.

No período sensório-motor, desde os primeiros meses de vida, é típico os bebês explorarem objetos que produzem ruídos. As atividades sensório-motoras são  um meio para possibilitar as produções sonoras infantis e praticar as capacidades motoras das crianças através da aprendizagem e conhecimento.


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