16/03/2017 às 10h09min - Atualizada em 16/03/2017 às 10h09min

Prefeitura decide pela contratação emergencial para a reconstrução da marginal de São Roque

A Prefeitura de São Roque decidiu pela contratação emergencial para a reconstrução da Avenida Antonino Dias Bastos, via marginal do município. Parte da via foi destruída devido a uma enchente de 2016, fato que completou um ano no dia 11 de março e que tem gerado diversos inconvenientes para a população e a própria cidade.

O governo são roquense já havia afirmado que tomaria esta decisão na semana passada, como forma de realizar uma licitação emergencial, o que apressaria o início das obras de reconstrução da via, que poderia ser reparada ainda este ano.  “O processo licitatório iria acontecer de qualquer maneira, seja ela em caráter emergencial ou convencional, porém no caso o caráter de emergência o processo se torna muito mais rápido e a empresa vencedora poderá começar a trabalhar na obra até quatro meses antes do que aconteceria em uma licitação convencional”, conclui o Diretor de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de São Roque, Claudinei Rosa, em entrevista realizada a nossa redação.

Como já existe um convênio firmado entre a Prefeitura de São Roque e a Caixa Econômica Federal, (no valor de mais de R$ 3 milhões de reais) não há a necessidade do Governo do Estado homologar a ação, restando ao poder público são-roquense a ação de apresentar provas documentais de que a via precisa ser reconstruída no menor tempo possível.

Para isso, a Prefeitura afirma que conta com uma série de documentações elaborada por diversos órgãos internos e externos ao poder municipal e que mostram a situação crítica da via. Um destes balanços é o relatório elaborado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, acompanhado pelo Instituto Geológico da Secretária do Estado do Meio Ambiente, que estiveram presentes em São Roque na segunda-feira, para analisar a situação da via.

Deste modo as obras de reconstrução da Avenida Marginal devem se iniciar rapidamente, em um período de 40 dias, com planejamento de conclusão para o último trimestre de 2017.

Um ano de destruição

Desde que o trecho final da Avenida Marginal foi destruído em 2016, a situação da via tem se tornado muito um cartão postal negativo para São Roque. Com uma das vias completamente interditada e a outra parcialmente liberada, estabelecimentos comerciais foram prejudicados ou até mesmo fecharam suas portas pela interrupção do fluxo nas vias.

Apesar do fluxo de veículos ser restrito na área, já tivemos dois acidentes de carros que caíram na área destruída e, embora ninguém tenha ficado ferido nos incidentes, os acontecimentos mostram a precariedade e o perigo que a área representa. O fluxo de veículos pesados já foi proibido na via que se encontra parcialmente liberada, porém segundo a prefeitura um cuidado extra terá que ser tomado na via com a chegada da época das chuvas que podem comprometer ainda mais a integridade da via.

“Com isso, a Prefeitura decidiu pela contratação direta tendo em vista a conclusão de que ainda permanece o risco de desabamento, do surgimento de novas erosões no local, ou seja, é iminente o risco sobretudo para os imóveis da circunvizinhança, ao trânsito e aos pedestres, justificando a necessidade de providências imediatas, que, aliás, já deveriam ter sido tomadas pela gestão anterior, ou seja, logo após o desastre de março de 2016”, concluiu a Prefeitura de São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.