22/02/2017 às 20h49min - Atualizada em 22/02/2017 às 20h49min

Conheça as aplicações do tubo Schedule

Esse tipo de tubo de aço carbono redondo é utilizado em diferentes segmentos da indústria e até em hospitais

A produção de aço carbono sofreu leve queda em dois anos segundo estatísticas do setor. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Aço Brasil, o Brasil produziu 33,3 milhões de toneladas de aço bruto em 2015. Pouco menos do que em 2013 quando a  produção chegou a 34 milhões.

 

Grande parte dessa matéria-prima foi destinada a diversos segmentos da indústria. Inclusive em formato de tubos de aço. O tubo Schedule, por exemplo, é fundamental para certos setores industriais como petrolífero, químico, automotivo, entre outros.

Características do tubo Schedule

O tubo Schedule é um modelo de tubo de aço carbono produzido em formato redondo. Por ser resistente, é utilizado para a condução de fluidos sob temperaturas e pressões específicas. Confira outras características do produto:

 

Resistência Durabilidade Versatilidade Maleabilidade

Essa é outra característica típica do tubo Schedule. Inclusive esse modelo de tubo de aço carbono é classificado quanto a sua maleabilidade em:

 

Tubo Schedule A: completamente dobrável Tubo Schedule B: parcialmente dobrável Inoxidável

Na hora de comprar tubo Schedule, é preciso ter atenção se o modelo é galvanizado. Ou seja, se o produto passou pelo processo de galvanização, ele conta com uma camada protetora de zinco que impede a oxidação desse tubo de aço carbono.

6 aplicações dos tubos Schedule

 

Processos químicos em geral: o controle de qualidade na indústria química é muito rigoroso. Dessa forma, todos os produtos utilizados precisam obedecer normas rígidas de segurança. Por isso os tubos Schedule certificados são utilizados não só em processos químicos, mas também na formação de matérias-primas e substâncias.

 

Condensadores: também são muito utilizados em condensadores presentes no processo de destilação simples. Os tubos Schedule são resistentes para conduzir vapor e água em condensadores.

 

Trocadores de calor: a transferência de calor é realizada de um tubo Schedule para outro. Dessa forma, esse tipo de tubo de aço redondo está presente em aquecedores, ar-condicionado, radiadores de carro, entre outros equipamentos com trocadores de calor.

 

Superaquecedores: A resistência dos tubos Schedule também é necessária para o funcionamento adequado de caldeiras e superaquecedores.

 

Hidrantes: Devido a necessidade de resistência a pressão da água e do calor não é qualquer tubo que pode fazer parte dos hidrantes. O tubo de aço carbono ideal é o Schedule.

 

Hospitais: Os tubos Schedule também estão presentes nas saídas de suplemento de oxigênio, vácuo e ar comprimido que são obrigatórios nos hospitais. Onde são usados os tubos de aço redondos de condução Indústria petrolífera Indústria química Indústria naval Hospitais Certificação garante mais segurança no trabalho

Com tantas aplicações, o tubo Schedule é indispensável em diversos segmentos industriais. Mas, é preciso tomar os devidos cuidados com segurança do trabalho como os previstos por lei.

 

Para evitar problemas, é importante sempre investir em tubos de aço de qualidade. O modelo Schedule, por exemplo, precisa estar em conformidade com a norma NBR 5590 que é equivalente a ASTM A-53.

 

Dessa forma, é importante que o produto seja certificado. Para isso, bastar ser comprado em lojas ou e-commerces que oferecem essa garantia de segurança aos clientes.

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.