Wanderlei da Qualiser fala sobre suas propostas para São Roque ao JE

Política

Foto

O Jornal da Economia continua sua série de entrevistas ao vivo em diversas plataformas digitais com os candidatos a prefeito de São Roque.

O quarto candidato convidado  foi Wanderlei da Qualiser (Avante), contador e empresário são-roquense que atua na cidade há muitos anos e que conversou com o Jornalista Carlos Mello sobre seus planos para a cidade, caso seja eleito.

A ordem de entrevistas segue o sorteio que foi feito ao Vivo pelo Jornalista Carlos Mello, que comandou também este bate papo sobre a visão do candidato para a cidade e cujo material completo pode ser visto na TV JE, através do www.jeonline.com.br , e de nossas páginas no Facebook, Youtube e Instagram. Confira abaixo os principais pontos abordados neste bate papo e o vídeo completo com da entrevista

Segundo o empresário, ele vem da família humilde e após começar a trabalhar com sete anos de idade , estabeleceu uma empresa que já chegou a empregar 48 funcionários. E ao acompanhar a situação difícil que a cidade e o país passam, começou a cogitar a contribuição que poderia dar a São Roque e levar a sua experiência e trabalho para ajudar as pessoas.

“Deus dá  capacidade a cada um de nós possa evoluir e prosperar. Mas será que isso é só para o nosso bem? Não, nós temos a responsabilidade social para com o mundo”, comentou o candidato, que diz que é importante que façamos a nossa parte para melhorar a sociedade, incluindo através da política.

Enxugar as contas

Wanderlei diz que São Roque, como todo o país enfrentará momentos difíceis em 2021 devido a pandemia e assim é importante que a gestão pública busque alternativa, a começar reduzindo os gastos desnecessários, diminuindo os cargos de confiança e buscando recursos com o governo estadual e federal para que a cidade possa superar esta crise e realizar os investimentos necessários. 

“É buscar recursos e equilibrar as contas para que possa sobrar dinheiro para que possamos fazer o que é preciso. O resto, é conversa”, pontua o candidato.

Parceria com a Santa Casa

O candidato diz que que é impossível falar sobre a saúde de São Roque sem passar pela Santa Casa, pois a história da irmandade está aliada a trajetória do município e assim é preciso que o governo atue em parceria com o hospital, lutando não só para que serviços importantes, como a hemodiálise voltem a operar na cidade (uma ação que deve ser feita com urgência), como também oferecer o atendimento necessário.

Caso eleito Wanderlei afirmou que se reunirá com os comitês responsáveis pela irmandade para avaliar a situação do hospital e buscar os melhores caminhos (mantendo ou acabando com a intervenção) para buscar melhorias para a saúde, além de dar suporte aos postos de saúde, para que eles prestem o atendimento base de forma eficiente, o que também irá diminuir a demanda da Santa Casa.

Fiscalização e incentivo ao meio ambiente

O empresário afirma que o governo municipal tem que preservar o meio ambiente não só para manter a qualidade de vida da população, como também para manter sua beleza natural, atraindo visitações e investimentos.  Para isso ele buscará Intensificar a fiscalização ambiental através de investimentos, não só nos setores pertinentes da prefeitura, mas também da guarda municipal, que também receberá investimentos caso eleito.  

Outro projeto seria investir em ações de incentivo a população na preservação ambiental, como pequenos descontos no IPTU caso o morador comprove o plantio de determinadas plantas e árvores em sua propriedade.

Transporte público

No transporte público as ações devem começar com uma licitação feita de forma cuidadosa e que não apenas apresente a necessidade da população, como número de linhas e qualidade dos ônibus, além de também garantir que a empresa possa cumprir com as exigências estabelecidas.

“O objetivo tem que ser garantir a qualidade do serviço ao morador”, diz Wanderlei, que é contra a oferta de subsídios, elemento que não precisaria ser realizado caso a licitação seja feita de forma responsável e profissional.

Turismo é importante

Segundo Wanderlei sua visão de Turismo é fomentar o empreendedorismo na cidade, investir nos pontos de potencial turístico de São Roque, no centro e nos bairros, para que possam atrair mais visitantes e investir na propagação da imagem da cidade, para que ela possa ser conhecida como um local turístico importante não apenas em outras cidades do Brasil, mas até em outros países.

Outro ponto é investir em projetos turísticos, como a Maria Fumaça, que sairá do papel, nem que seja através de parcerias com empresas, além de incentivar polos importantes como o Morro do Saboó.

Incentivar a educação

O candidato informa que São Roque tem passado por uma situação difícil na educação com a queda nos índices do IDEB. Para melhorar a situação neste setor ele afirma que é importante primeiramente investir na manutenção das escolas, para que elas ofereçam a infraestrutura ideal para professores e alunos.  Outra proposta para seu governo é o de oferecer ações de capacitação aos profissionais além de um programa de incentivos (como premiações) que estimulem o aumento do desempenho escolar.

“ Você dando condições a ele (profissional) você tem condições de cobrar”, afirmou.

Busca por Programas de Moradias

Com relação a moradia, o plano é buscar parceria através de programas de moradias desenvolvidos pelos Governos Estaduais e Federais, para que estas ações de habitação possam ser implementadas em regiões que já contam com infraestruturas, como Mailasqui e Vila Nova.

Fomentar o empreendedorismo

Segundo Wanderlei um dos focos do seu governo é desenvolver o empreendedorismo em São Roque. Para isso uma das ações será criar a Casa do Empreendedor, destinado a atender as demandas do setor empresarial, através de consultoria dos mais diversos tipos, como área da economia, através de parcerias com órgãos pertinentes, como o Sebrae. A estrutura também poderá atender a empresários que busquem na cidade a oportunidade para desenvolver seus negócios e investir no município. Métodos semelhantes também serão aplicados no setor rural e da agricultura.

Segurança pública

O investimento em segurança pública  será buscar em conjunto com Polícia Militar, Guarda Municipal, e Polícia Rodoviária ações que busquem melhorar a segurança da população, como a retomada do pró-labore (convenio com a PM) e a evolução da estrutura da Guarda Municipal, como uma nova sede e a criação de uma patrulha rural.

Ampliar o monitoramento por câmeras também será buscada, caso eleito. “As entradas e saídas da cidade tem que ser fiscalizadas e monitoradas, assim como os centros da cidade e distritos”, afirma o candidato. 

Esporte e lazer

No campo esportivo, Wanderlei diz que seu governo buscará trazer um Centro de Treinamento esportivo, ligado a um clube de futebol, como forma de um projeto social para que com o apoio da prefeitura estes CTs pudessem treinar os atletas da cidade e fomentar o esporte. Além de dar melhores condições para práticas de outras ações esportivas, como skates e também incentivar as atividades físicas na cidade, como academias ao ar livre.

Comentários: