Guto Issa fala sobre suas propostas de governo ao JE

Política

Foto

O Jornal da Economia continua sua série de entrevistas ao vivo em diversas plataformas online e apresenta um resumo aqui no impresso com os candidatos a Prefeito de São Roque, você pode assistir a integra desta entrevista e dos outros candidatos  na TV JE no Portal de Notícias do Jornal da Economia é só acessar www.jeonline.com.br

O nosso terceiro entrevistado foi o candidato Guto Issa (Podemos) que conversou com JE na tarde de terça-feira (20). Confira abaixo os principais pontos abordados neste bate papo e o vídeo completo da entrevista. 

Segundo o candidato ele é capaz de exercer a função de prefeito por conhecer não só a cidade, através de sua posição como oficial de justiça, como também conhecer a máquina pública através de sua carreira como vereador.

Expandir a Economia

Guto disse que  a cidade conta com uma economia fechada, onde é muito difícil e burocrático construir um empreendimento, seja ele de baixa, média ou alta renda. O plano é destravar a economia da cidade e trazer investimentos pois a cidade conta com atrativos, como a sua posição privilegiada perto de dois polos comerciais como  São Paulo e Sorocaba.

Sua gestão também pretende atrair empresas e empreendimentos para pontos da cidade, como na Raposo Tavares, inserir no plano diretor a possibilidade de serem abertos galpões na rodovia Lívio Tagliassachi e incentivar a vinda e abertura de empreendimentos em pontos não aproveitados como São João Novo.

Outro ponto importante e levantado é diminuir os cargos de confiança e otimizar os trabalhos da máquina pública para agilizar os trabalhos. “Vamos diminuir o tamanho da máquina, para que a cidade possa andar bem e enfrentar os problemas orçamentários previstos para o ano que vem”, afirma o vereador.

Saúde não centralizada

O candidato afirma que um de seus investimentos será direcionado a reforçar a saúde básica, como o programa Saúde da Família, já que a cidade hoje não conta com nenhum programa preventivo para doenças crônicas, como colesterol e hipertensão.

“Vamos também abrir as UBSs aos finais de semana, pois existem estudos que mostram que cerca de 30% do movimento da Santa Casa nos finais de semana poderia ser atendido pelos Postos de Saúde, como a inalação de um bebê no inverno”, comentou.

Outro ponto é implementar um Pronto Atendimento 24 horas em Mailasqui, para que a população do distrito e as regiões em volta possam ser atendidas no local, diminuindo a pressão sobre a Santa Casa. A verba para estas ações viriam de emendas de Deputados e Senadores, além da verba resultante da economia na administração pública. 

Melhora na Educação

Segundo o vereado,r São Roque não está bem  nos índices do IDEB, o que mostra que a qualidade da educação na cidade caiu. A solução é capacitar os professores e valorizar suas carreiras, implementando premiações por ações através do seu desempenho ao longo dos anos, como ocorre em outras cidades. Outro ponto importante segundo Guto é reformar as escolas, que estão em estado precário, investindo também em sua estrutura.

Disse que pretende construir duas Escolas do Futuro, centros tecnológicos e sustentáveis, o primeiro em Mailasqui, e a segunda em São João Novo, sendo que além disso é importante que seja feito um investimento quanto a merenda, para levar uma alimentação mais saudável prevenindo problemas como a obesidade infantil. 

“Vamos também implementar uma creche noturna no centro de São Roque, que terá também um período noturno para mães que trabalham a noite”, comentou.

Moradias e gestão habitacional

Segundo o candidato a questão da moradia começa por uma política de construção habitacional que seja responsável e voltada para a população, que facilite o acesso dos munícipes e não incentive a uma expansão desproporcional na cidade, inserindo moradias em pontos da cidade que já contam com infraestrutura, como o bairro Vila Nova, dentre outros. 

“Teremos um plano de habitação popular, responsável voltado principalmente para a população de baixa renda”, completa

Busca por emprego na cidade

Além de abrir a economia municipal, Além do programa Centro Vivo, que pretende reativar o investimento no centro municipal, trazendo turistas e incentivando a visita e o bem-estar da cidade. A intenção é preservar o centro histórico da cidade e investir na produção cultural e seus polos, como a Brasital, para atrair visitantes e gerar empregos e empreendimentos através do turismo

 “Temos aí uma grande variedade de cidades que preservaram seu centro histórico atraíram com a cultura os turistas e isso incentivou a vinda de outros setores como gastronomia. Nós faremos isso”, afirmou o candidato ao comentar que outros setores não serão esquecidos como a produção agrícola, que também será incentivada sem denegrir a área verde da cidade.

Mais Segurança

Segundo o candidato a situação da segurança é uma preocupação da população. A solução é incentivar o monitoramento por câmeras em diversos bairros, como Guaçu, Maylasqui, São João Novo dentre outros. Um sistema integrado e que seja comum a Guarda Municipal, Policia Militar e Civil.

Outro ponto será investir em iluminação pública em locais ainda sem o investimento necessário nesta área, além de implementar uma sede própria para a Guarda Municipal e estudar qual parceria será realizada com a Polícia Militar, para melhorar a segurança.

Turismo ampliado e viável

Entre as propostas para o turismo, estão incentivar um ônibus que integre os pontos turísticos aos finais de semana e transformar a Brasital num polo de turismo, através da implementação de diversas atividades culturais.

Guto também afirma que seu governo irá aproveitar a topografia da cidade para transforma-la num expoente para atividades como a mountain bike, além de implementar no Morro do Saboó, um parque que atraia os turistas além de preservar este patrimônio natural tão importante.

Quanto ao trem turístico, a locomotiva terá um destino paralelo, sendo levada para um parque na cidade até que possa ser utilizada em um roteiro especifico. “Eu comparo São Roque a este trem parado na estação, muita promessa e pouca eficácia”, afirmou.

Transporte público

Segundo o candidato, a vinda da Mirage a cidade tem causado muitos transtornos, principalmente com a falta de horários para alguns bairros. Será feito uma nova licitação e será redefinido o sistema de linhas e horários, com mais horários e com um serviço otimizado com carros menores para bairro sem muito movimento e com a vinda de veículos renováveis.

Outra ação será a mudança da Rodoviária de São Roque, que será retirada do centro para um local onde possa funcionar de forma mais efetiva. “Vamos fazer uma revolução no transporte em São Roque, com ônibus elétricos ou a gás, mais horários e eficiência a população”.

Esporte e Cultura

A intenção de Guto é estimular o esporte amador na cidade e eventos esportivos como os Jogos Regionais além de investir 1% dos recursos municipais para a cultura da cidade, ampliando o setor não só na Brasital, que será um polo no centro, mas também nos bairros através de atividades e ensinos no setor. “Vamos disponibilizar aos nossos jovens oficinas de teatro, música capoeira. Vamos estimular a produção cultural da cidade”, diz Guto Issa.

Comentários: