São Roque recebe videomonotiramento com sistema Detecta

Policial

Foto

São Roque iniciou nesta semana a implantação de um sistema de videomonitoramento integrado ao sistema Detecta, sistema inteligente pertencente a Secretaria de Segurança Pública do Estado, que permite a fiscalização das placas dos veículos que adentram o Município.

A implantação do sistema de monitoramento começou na segunda-feira (18), e nesta primeira fase o monitoramento se dá através de aproximadamente 60 câmeras espalhadas pela cidade, sendo quatro pertencentes a prefeitura, sete em radares fixos e cerca de 50 câmeras particulares utilizadas pelo programa Vizinhança Solidária.

As imagens são enviadas em tempo real para uma central de monitoramento instalada na sede da Guarda Municipal de São Roque e servirão exclusivamente, para uso e suporte das forças policiais. Segundo a prefeitura, a implementação de um sistema de monitoramento na cidade é uma demanda antiga da população, que começou a ser estudado em 2019, por iniciativa da Administração junto ao vereador CB Jean. Em um primeiro momento foram realizadas visitas a cidades que já contam com um sistema avançado de vigilância, como o caso de Guararema e Itatiba (SP).

Os custos para a implementação de um sistema avançado impediram que o governo seguisse os mesmos passos, optando por uma alternativa em colaboração com a população, através da parceria com uma iniciativa séria e que dá inúmeros resultados positivos, como é o caso da Vizinhança Solidária. “Acompanhado de saúde e educação a segurança deve ser uma prioridade de qualquer governo. Graças à colaboração do prefeito e da população estamos dando aqui os primeiros passos neste sistema que trará um grande respaldo em nosso município, no quesito segurança”, comenta o vereador Cabo Jean.

A intenção do sistema não é realizar o monitoramento das residências da cidade e sim dar suporte a ação policial, sendo uma importante arma na luta contra a criminalidade principalmente por conta do Sistema DETECTA. Atualmente o sistema está inserido em aproximadamente 1/3 das câmeras monitoradas da cidade e que detectará automaticamente as placas dos veículos que passarem por ele, alertando as autoridades quando uma referida placa constar no sistema de Segurança Estadual. “Se um carro é roubado em São Paulo e entra aqui, por exemplo, assim que passar pelas câmeras será emitido um alerta a um terminal móvel de dados nas viaturas da Polícia Militar”, explica o diretor de Informática Isaías Gomes.

Mesmo que neste momento o programa não esteja inserido em todas as câmeras que participam do monitoramento, a implantação do Detecta em São Roque coloca a Estancia Turística a frente da maioria das outras cidades do Estado, já que das mais de 640 que fazem parte do Estado de São Paulo, somente 83 utilizam esta plataforma.

Segundo a prefeitura, nas próximas fases serão instaladas novas câmeras em diversas regiões, especialmente nas “portas de entradas” da cidade, como São João Velho, e futuramente a ação pretende atingir toda a cidade, continuando a iniciativa de incluir câmeras da prefeitura e particulares no monitoramento.

“É um avanço importante na segurança da cidade, que hoje conta com quase 100 mil habitantes e assim é necessário investimento nesta área, que vai além do monitoramento, e que conta também com a adesão de novas viaturas e equipamentos para a Guarda Municipal, bem como o aumento do efetivo. Ações importantes e que contribuem para segurança da população”, afirmou o prefeito Cláudio Góes, durante uma transmissão realizada ao vivo pelo Jornal da Economia e que pode ser conferida em nossas redes sociais e portal online (jeonline.com.br).

“Agradeço a todas as pessoas envolvidas na elaboração e implantação deste sistema que traz um grande avanço na segurança de São Roque”. Finalizou o Prefeito Claudio Góes.

Matéria: Rafael Barbosa

Comentários: