Equipe de resgate de São Roque ministra palestra sobre primeiros socorros em UBSs

Saúde

Profissionais da Equipe de Resgate 192 de São Roque ministram uma palestra sobre primeiros socorros para funcionários da Unidade básica de saúde (UBS) Villágio Emilia, na região do bairro Vila Amaral, na tarde de sexta-feira (04). A ação faz parte de uma iniciativa que busca preparar os profissionais que trabalharam nos estabelecimentos de saúde para que eles possam lidar com situações de emergência que podem ocorrer no dia a dia.

As palestras abordaram a função da equipe de resgate 192, bem como o modo de proceder em casos de emergência como desmaios, convulsões, engasgos e etc. Segundo o palestrante e membro do serviço de resgate, o enfermeiro Léo Rodrigues, a intenção não é ensinar que os membros do posto de saúde lidem com estes casos sozinhos, e sim que eles possam saber como proceder em determinadas situações emergenciais que podem ocorrer em qualquer lugar, dando um conforto e tratamento correto a vítima até a chegada da equipe de resgate competente, como o próprio 192 ou o Corpo de Bombeiros.

“Manter a equipe atualizada é uma das nossas preocupações e rotina. Quanto aos primeiros socorros, sabemos que muitas vezes é na UBS que o paciente em situação de emergência chega, devido à proximidade com a residência. Por isso, a necessidade de oferecermos o atendimento imediato que pode evitar a piora do quadro e até salvar vidas”, conclui a diretora de Saúde, Daniela Groke.

A palestra percorreu as UBSs da cidade e deve futuramente reiniciar este ciclo, com uma nova palestra mais aprofundada sobre o amparo a vítimas. Há também a previsão de estender o projeto para a Rede Municipal de Educação.

Nossa redação acompanhou uma parte desta palestra realizada no Villagio Emilia, onde o Enfermeiro Leo fala sobre as ações que devem ser tomadas em casos de pessoas engasgadas. Confira.

Comentários: