09/12/2013 às 15h15min - Atualizada em 09/12/2013 às 15h15min

Professor e poeta Ratib Buchala fala sobre sua trajetória e seu novo livro 'Metamorfose 21'

Apesar de ser formado em direito e atuar como advogado é na poesia e na literatura que Ratib encontra sua verdadeira paixão

O escritor, advogado, poeta e professor, Ratib Buchala, esteve na redação do Jornal da Economia para falar um pouco sobre sua vida, sua carreira e sobre a sua mais nova publicação, o livro Metamorfose 21.

Ratib é natural de Presidente Prudente, interior de São Paulo, mas há muitos anos veio se instalar na cidade de São Roque, onde tem uma carreira admirada como professor, tendo lecionado durante 26 anos consecutivos no Colégio Objetivo de São Roque e durante mais de 60 anos durante toda a vida, dando sua primeira aula aos 17 anos de idade.

Apesar de também ser formado em direito e atuar como advogado é na poesia e na literatura que Ratib encontra sua verdadeira paixão. “Eu já nasci poeta. As pessoas brincam que, quando eu era um bebê, meu choro já se demonstrava uma poesia”, conta o professor. Ele nos fala sobre sua primeira poesia, escrita quando tinha apenas 11 anos, sobre um menino que foi se empregar em uma firma e não conseguia entender as ordens de seu chefe por ser surdo e mudo. O chefe, sem saber da condição do menino, se irrita e o agride.

“Depois dessa primeira poesia, eu não parei mais, fui escrevendo e convivendo com pessoas que também escreviam”, explica Ratib. “A partir dessa convivência eu fui convidado a fazer crônicas para o Jornal Imparcial, jornal de Presidente Prudente que vive até hoje”.

Com o passar dos anos, sem parar de escrever, Ratib Buchala teve a oportunidade de escrever seu primeiro livro. Foi em 1960, um livro intitulado A Semente e o Verbo. “Este título foi recentemente plagiado por uma instituição cultural do Rio Grande do Sul”, afirma o professor.

Em 1964, Ratib começou a participar de um famoso programa de televisão, “O Céu é o Limite”, sendo gravados vinte episódios onde o professor dissertava sobre a vida e a obra de Castro Alves. No mesmo ano Ratib escreveu o seu segundo livro, Orações na Seara, que teve muita procura devido às participações de Ratib na televisão. “Curiosamente, poucos exemplares me restaram deste livro e eu fui obrigado a comprá-lo recentemente pela internet, em um sebo de São Paulo. Paguei pelo meu livro!”, brinca Ratib.

O terceiro livro de Buchala viria a ser publicado em 1968, “Prece Quase Canção”, também um livro de poemas. Três anos depois, ele participaria de outro programa televisivo, “Sua Majestade o Ibope”, apresentado por ninguém menos que Silvio Santos. Também foi no ano de 1971 que Ratib publicaria Terramor, livro que, assim como Orações na Seara, teve grande aceitação devido à participação do professor em programa de TV. Livro que traz, inclusive, fotos de Buchala durante as gravações com Silvio Santos.

Os anos passam e em 1996 Buchala publica o livro Relógio de Brinquedo, o quinto de sua trajetória. “Este livro é curioso, pois foi escrito para adultos e ao mesmo tempo para crianças. Não são poesias infantis, mas são perfeitamente adaptáveis para crianças com cerca de 10 anos de idade”, explica Ratib.

Em cinco de outubro de 2013, sai uma nova publicação do professor Ratib, Metamorfose 21. Segundo o escritor, o conteúdo do livro foi trabalhado durante muitos anos em sua cabeça. “Pensamentos não surgem quando a gente quer. Eles são frutos de uma vivência momentânea. Um desagrado, uma censura, algo que você passa durante sua vida. E neste livro, eu escrevi um pensamento para cada uma dessas vivências”, conta.

Ratib explica que para ler o livro Metamorfose 21, não é necessário uma leitura sequencial. O leitor deve abri-lo em qualquer página e nela encontrará uma frase para refletir. “Por serem pensamentos, em qualquer página que o leitor abrir o livro, encontrará um poema ou prosa que se conforma com alguma situação que vivenciou ou pode vivenciar um dia. Experimente!”, sugere o professor.

Ratib Buchala afirma que dispõe de algumas edições apenas do livro Relógio de Brinquedo, pois os demais livros estão esgotados, podendo ser encontrados apenas em sebos (livrarias que compram, vendem e trocam livros usados). Com exceção da publicação recente Metamorfose 21, que pode ser conseguida através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4712 – 4215.

Professor Ratib ao lado de Silvio Santos durante gravação do programa "Sua Majestade o Ibope".
Crédito da foto: Arquivo pessoal
 

Confira, aseguir, a entrevista feita com o professor Ratib Buchala:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.